Integração de corpo, mente e espírito: a manutenção da saúde entre grupos rastafáris

  • David José Silva UFBA
Palavras-chave: Tradições africanas, Holismo, Menstruação.

Resumo

Neste trabalho, tem-se como foco principal a realização de uma discussão sobre como a noção de saúde está presente na cultura Rastafári. Essa expressão cultural busca nas tradições africanas, nos livros Essênios e na Bíblia as suas principais fontes de inspiração para manterem-se sãos, em corpo, mente e espírito. Dentro dessa ótica, será dado destaque à questão da menstruação, analisando discursos conflitantes e convergentes sobre esse estado natural das mulheres em que o corpo por estar mais frágil pode sofrer influências externas poluentes e adoecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David José Silva, UFBA
Graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre e Doutorando em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (Pós-Afro/CEAO). Membro da Linha de Pesquisa em Estudos Africanos do Pós-Afro.
Publicado
2018-11-16
Como Citar
Silva, D. J. (2018). Integração de corpo, mente e espírito: a manutenção da saúde entre grupos rastafáris. Revista Espaço Acadêmico, 18(210), 114-124. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43367