Ciberaxé: contribuições para um campo em construção
Resumo
O texto, na primeira parte, levanta uma série de reflexões sobre a delimitação do campo da pesquisa sobre religiões afro-brasileiras que, embora seja amplamente debatido nas ciências sociais, será investigada no ciberespaço em função do fenômeno da difusão de saberes nas redes sociais. Na segunda parte apresento exemplos de pesquisas relacionando candomblé e ciberespaço, destacando nuances na delimitação de campo nestas pesquisas. Em seguida, trago as minhas implicações com o tema em tela; por fim caracterizo o facebook como um espaço onde tudo pode ser encontrado e mostro dados preliminares demostrando, a princípio, alguns elementos estruturantes do grupo do Facebook pesquisado.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.