Ciberaxé: contribuições para um campo em construção

  • Lúcio André Andrade Conceição Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia
Palavras-chave: religião, candomblé, cibercultura, difusão, saberes.

Resumo

O texto, na primeira parte, levanta uma série de reflexões sobre a delimitação do campo da pesquisa sobre religiões afro-brasileiras que, embora seja amplamente debatido nas ciências sociais, será investigada no ciberespaço em função do fenômeno da difusão de saberes nas redes sociais. Na segunda parte apresento exemplos de pesquisas relacionando candomblé e ciberespaço, destacando nuances na delimitação de campo nestas pesquisas. Em seguida, trago as minhas implicações com o tema em tela; por fim caracterizo o facebook como um espaço onde tudo pode ser encontrado e mostro dados preliminares demostrando, a princípio, alguns elementos estruturantes do grupo do Facebook pesquisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcio André Andrade Conceição, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Aluno do Programa de Pós-Graduação do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC/UFBA), sob orientação da Dr.ª Rosângela Janja Araujo (PPGNEIM/UFBA), Mestre em Educaçação e Contemparneidade (UNEB), Professor do IFBA - campus Valença(BA), Ogan e Assogbá no Terreiro Vintem de Prata (BA).  

Publicado
2018-08-07
Como Citar
Conceição, L. A. A. (2018). Ciberaxé: contribuições para um campo em construção. Revista Espaço Acadêmico, 18(207), 63-74. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43386
Seção
DOSSIÊ: EPISTEMOLOGIAS QUEER, FEMINISTAS E DE GÊNERO (Orgs.: Dr. Alexandre Fernandes e Dr. Marcos Lopes de Souza)