"Parece uma mulher, mas é um traveco": produções discursivas marginais e transfóbicas nas vivências de uma travesti professora
Resumo
Esta investigação analisou os discursos sobre uma travesti professora que lecionava em escolas de uma região periférica da cidade de Jequié-BA. O percurso do trabalho se deu por meio da aproximação com a participante da pesquisa seguido das visitas à localidade em que mora e em algumas das escolas nas quais ela trabalhou. Para a produção do material empírico foram utilizados o diário de campo, a entrevista narrativa com a travesti professora e a semiestrtuturada com algumas professoras das escolas em que ela trabalhava. Formada em Pedagogia, a travesti professora perturbava continuamente o lugar da norma e inquietava xs colegas de trabalho, já que muitxs professorxs não reconheciam a identidade travesti e, por várias vezes, desejavam que ela se enquadrasse na cisnormatividade, assumindo o lugar de homem gay. Para ela, ser travesti não é uma tarefa fácil em nossa sociedade, mas, por outro lado, trata-se de viver os seus desejos e aspirações nos mais variados campos e segmentos sociais, reconhecendo a importância de fazê-lo como requisito básico para viver em plenitude e que por isso é importante enfrentar os processos discriminatórios e resistir.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.