A polícia militar sob a ótica de professores de escolas públicas da região sul do município de Goiânia (GO)

  • Leon Denis da Costa Comando da Academia de Polícia Militar
  • Ricardo André Silva Araújo Comando da Academia de Polícia Militar
Palavras-chave: Polícia, Professores, Escola, Democracia

Resumo

Este artigo teve o objetivo de apresentar a concepção de professores de alunos da rede pública do município de Goiânia acerca da polícia militar e seu papel na sociedade. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com os professores do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental das disciplinas de História, Filosofia e Sociologia. Identificou-se que as opiniões dos professores divergem muito pouco, havendo um consenso ao informar que este assunto não é abordado com frequência nas salas de aula, ainda reconhecem que houve uma significativa melhora no desempenho democrático desse papel na sociedade no decorrer da história brasileira, sendo inclusive, defensores da presença policial nas escolas. A pesquisa evidencia uma abertura por parte dos professores na busca de um bom relacionamento entre as instituições polícia e escola, que precisa ser explorado pela Polícia Militar, visto que a manutenção da imagem da instituição em diálogo com a realidade pode ser fundamental para estes formadores de opinião apresentar uma ideologia que representa a atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leon Denis da Costa, Comando da Academia de Polícia Militar
Leon Denis da Costa é especialista em Gerenciamento de Segurança Pública pelo Comando da Academia de Polícia Militar  e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás.
Ricardo André Silva Araújo, Comando da Academia de Polícia Militar
Especialista em Polícia e Segurança Pública pelo Comando da Academia de Polícia Militar de Goiás
Publicado
2018-10-25
Como Citar
Costa, L. D. da, & Araújo, R. A. S. (2018). A polícia militar sob a ótica de professores de escolas públicas da região sul do município de Goiânia (GO). Revista Espaço Acadêmico, 18(209), 96-107. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43459