Resistência ou adequação? Um estudo sobre o metodismo carioca e as influências do neopentecostalismo

  • Gerson Lourenço Pereira Secretaria Municipal de Educação - São João de Meriti - RJ PUC-Rio
Palavras-chave: Campo religioso brasileiro, Metodismo, Igreja Metodista na cidade do Rio de Janeiro, Neopentecostalismo.

Resumo

O presente artigo procura compartilhar os influxos do movimento neopentecostal sobre a Igreja Metodista na cidade do Rio de Janeiro, ramo representativo do Protestantismo Histórico de Missão em todo o País. Tais influências revelam elementos díspares da sua ortodoxia, bem como a busca pela adequação ao campo religioso configurado no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Lourenço Pereira, Secretaria Municipal de Educação - São João de Meriti - RJ PUC-Rio

Sou graduado em Teologia (PBAT) pelo Instituto Metodista Bennett (2010) e pelo Seminário César Dacorso Filho (1995), com mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), doutorado em Teologia pela mesma Universidade (2014) e licenciado em Ensino Religioso pelo Instituto Universitário Cândido Mendes (2015).

Tenho experiência como professor de Teologia, com ênfase em Teologia Pastoral, atuando principalmente nos seguintes temas: pastoral, metodismo, ecumenismo, Teresa Dávila, mística-espiritualidade, ética, cultura brasileira, ensino religioso. Pertenço ao quadro efetivo no magistério da Rede de Ensino do Município de São João de Meriti, como professor de Ensino Religioso. Recentemente atuei como Professor Substituto no Departamento de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Representei da Igreja Metodista no CONIC-Rio, bem como no círculo de cooperação da URI (Iniciativa das Religiões Unidas), através da participação no Movimento Inter-religoso do Rio de Janeiro (MIR).

 Pertenço a dois grupos de pesquisa acadêmicos. Um é o  Moradas de Estudos Místicos (PUC-Rio), ocupado em abordar o fenômeno místico em perspectiva ecumênica, a partir da espiritualidade Teresiana (Santa Teresa D’Ávila). O outro, visando a investigação qualitativa  da espiritualidade e religiosidade em pessoas que vivem com o HIV/AIDS, vincula-se ao Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para o qual fui convidado a contribuir com o enfoque teológico e científico da Religião.

 

Publicado
2018-07-06
Como Citar
Pereira, G. L. (2018). Resistência ou adequação? Um estudo sobre o metodismo carioca e as influências do neopentecostalismo. Revista Espaço Acadêmico, 18(206), 34-50. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43491
Seção
Dossiê: Expressões de religiosidade do século XXI: inclusão e exclusão em foco (Org. Denise dos Santos Rodrigues)