O dilema contemporâneo do fundamentalismo: do extremismo à intolerância
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar algumas das principais mudanças no campo religioso das últimas décadas onde grupos distintos tentam impor sua visão particular de mundo à coletividade. No cenário internacional, grupos fundamentalistas islâmicos propõem califados para erradicar as influências ocidentais e interferir na política externa. No caso brasileiro, novas expressões de religiosidade crescem ao lado de denominações evangélicas, cujos membros tentam se articular no parlamento como bancadas confessionais para deliberar sobre matérias no campo da moral e das políticas pública conforme seu interesse. Em tempos de incertezas, algumas identidades religiosas optam pelo radicalismo, reivindicando o poder político, violando direitos humanos e demonstrando intolerância.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.