Escola, medicalização e educação

  • Ademir Henrique Manfré Universidade do Oeste Paulista
Palavras-chave: Medicalização, Infância, TDAH.

Resumo

O presente artigo trata de uma análise teórica sobre TDAH e educação escolar. Analisa criticamente as produções acadêmicas desenvolvidas a respeito da temática medicalização e escola. Problematiza o fenômeno da medicalização do ensino, fundamentando-se em autores como Collares; Moysés (1996), Signor; Santana (2016), Guarido (2010), Ribeiro (2014), dentre outros. A pergunta que sustenta esse debate é: O que está sendo tratado como patológico não seria a manifestação de um pensamento sufocado e neutralizado pela instrumentalidade científica? A nossa preocupação é discutir a construção de um transtorno que tem sido entendido às margens das práticas sociais, evidenciando que as práticas medicalizantes promovem o depauperamento da complexidade das manifestações humanas. Concluímos que o conceito de medicalização vem sendo utilizado de modo inadequado e limitado no campo escolar por muitos pesquisadores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir Henrique Manfré, Universidade do Oeste Paulista
Meu nome é Ademir Henrique Manfré. Sou mestre e doutor em educação pela Universidade Estadual Paulista/UNESP. Sou professor da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação - FACLEPP/UNOESTE campus de Presidente Prudente/SP. Atuo como professor lecionando as disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicologia da Educação, Currículo e Escola, História da Educação l e ll, Filosofia da Educação, Psicologia Ambiental junto aos cursos de graduação da referida Universidade. Oriento pesquisas em nível de Iniciação Científica nas áreas de discussão sobre Autismo, TDAH, Sexualidade, Formação de professores, Subjetividade e educação.
Publicado
2018-12-06
Como Citar
Manfré, A. H. (2018). Escola, medicalização e educação. Revista Espaço Acadêmico, 18(211), 93-105. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43667