Um ensaio crítico sobre o racismo no Brasil

  • Alexandre Bonetti Lima Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Racismo, Psicologia Social, Subcidadania.

Resumo

Para o desenvolvimento deste artigo realizamos um resgate histórico da presença do racismo na sociedade brasileira, desde a abolição da escravidão até os dias atuais, problematizando-o mediante pressupostos teóricos e conceituais presentes na literatura sobre o tema. Alguns conceitos foram discutidos ao longo do texto como analisadores que contribuem para a construção do mito da democracia racial, elemento historicamente importante no processo de dissimulação da presença do racismo na sociedade brasileira, responsável pela naturalização da abissal desigualdade social entre negros e brancos no país. Com relatos extraídos de conversas realizadas com um casal negro, buscamos conferir corporeidade às reflexões teórico-conceituais produzidas. Concluímos argumentando que um caminho importante para o enfrentamento do racismo em sociedades como a brasileira, exige uma revisão crítica histórica além da valorização de saberes e fazeres locais que, embora recorrentemente desqualificados e invisibilizados, lutam por efetuar transformações na realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Bonetti Lima, Universidade Estadual de Londrina
Professor Associado do departamento de Psicologia Social da Universidade Estadual de Londrina, com doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP.
Publicado
2018-09-18
Como Citar
Lima, A. B. (2018). Um ensaio crítico sobre o racismo no Brasil. Revista Espaço Acadêmico, 18(208), 83-93. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43826