Um ensaio crítico sobre o racismo no Brasil
Resumo
Para o desenvolvimento deste artigo realizamos um resgate histórico da presença do racismo na sociedade brasileira, desde a abolição da escravidão até os dias atuais, problematizando-o mediante pressupostos teóricos e conceituais presentes na literatura sobre o tema. Alguns conceitos foram discutidos ao longo do texto como analisadores que contribuem para a construção do mito da democracia racial, elemento historicamente importante no processo de dissimulação da presença do racismo na sociedade brasileira, responsável pela naturalização da abissal desigualdade social entre negros e brancos no país. Com relatos extraídos de conversas realizadas com um casal negro, buscamos conferir corporeidade às reflexões teórico-conceituais produzidas. Concluímos argumentando que um caminho importante para o enfrentamento do racismo em sociedades como a brasileira, exige uma revisão crítica histórica além da valorização de saberes e fazeres locais que, embora recorrentemente desqualificados e invisibilizados, lutam por efetuar transformações na realidade.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.