A formação de professores da Educação do/no campo: território em disputa legal

Palavras-chave: Legislação, Movimentos Sociais, Análise arqueológica do discurso

Resumo

O presente artigo visa compreender como está presente as regularidades e dispersões na prática discursiva dos enunciados no marco legal para educação do campo. Problematiza, através de um procedimento analítico-argumentativo, a legislação educacional voltada para fomentar a formação dos professores da educação do/no campo. Argumenta que, há um respaldo legal para efetivação da educação como direito público subjetivo para os povos do campo, a partir da mobilização dos movimentos sociais por uma educação básica do campo. Através da análise arqueológica do discurso (FOUCAULT, 2000) conclui-se como achado uma regularidade nos enunciativos do marco legal voltados para educação do/no campo, em detrimento das dispersões enunciativas que legitimam a falta de formação de professores nos mais diversos territórios, legitimando, portanto, a disparidade existente entre o enunciado e a materialidade da educação do/no campo, tal como suscita os movimentos sociais.

 

The training of teachers of the Education of / in the field: territory in legal dispute

 

Abstract: This article aims to understand how the regularities and dispersions are present in the discursive practice of the statements in the legal framework for rural education. It proposes an analytical-argumentative procedure to study educational legislation aimed at promoting the education of teachers in the field. He argues that there is legal support for the realization of education as a subjective public right for the rural people, from the mobilization of social movements for a basic education of the countryside. The archaeological analysis of discourse (FOUCAULT, 2000) concludes as a regularity in the enunciates of the legal framework focused on education in the field, to the detriment of the enunciative dispersions that legitimize the lack of teacher training in the most diverse territories, legitimating, therefore, the disparity between the statement and the materiality of the education of the field, as it arouses social movements.

Keywords: Legislation; Social movements; Archaeological discourse analysis.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, UFPB; UFPE UFRPE
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Formadora I do Curso de Licenciatura em Física pela Unidade Acadêmica da Educação a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora pela Universidade Federal de Pernambuco do Departamento Administração e Planejamento Educacional. Professora Mediadora a Distância no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em  Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à EJA, ofertada pelo IFRN com polo na Universidade Federal de Pernambuco.
Ricardo Santos de Almeida, UAB/UFAL
Docente na Universidade Federal de Alagoas e Universidade Aberta do Brasil
Publicado
2019-01-07
Como Citar
Melo, M. A. V. de, & Almeida, R. S. de. (2019). A formação de professores da Educação do/no campo: território em disputa legal. Revista Espaço Acadêmico, 18(212), 92-103. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43916