O processo de institucionalização da instrução primária na Província de Goiás no século XIX

  • Fernanda Soares Rezende Universidade Federal de Goiás
  • Henrique Martins da Silva Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Instrução Primária, Goiás, Institucionalização da Educação.

Resumo

Este trabalho insere-se nas discussões acerca da História da Educação e objetiva problematizar as características do processo de desenvolvimento da instrução primária em Goiás. O recorte histórico estabelecido compreende os anos de 1835 a 1888, período que apresenta maior incidência dos debates acerca do tema. O trabalho tem caráter historiográfico e utiliza-se de fontes documentais referentes à história da educação goiana. A saber: os Relatórios dos Presidentes de Província, os relatórios de inspetores da Instrução Pública e a legislação Educacional vigente no período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Soares Rezende, Universidade Federal de Goiás
Doutoranda em História pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Goiás (PPGH-UFG). Mestre em História pela mesma universidade (2017). Especialista em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFG (2016). Graduada em História (licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás/UFG (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2018). Possui experiência na área de História e Educação, com ênfase em História das Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Saúde, História da Medicina, História de Goiás, História Social da Infância Goiana, Ensino de História, História da Educação, Estágio, Docência e Educação Profissional.
Henrique Martins da Silva, Universidade Federal de Goiás
Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com período sanduíche na Katolische Universität Eichstätt-Ingolstadt (KUE-I), Alemanha, 2013. Também possui licenciatura em Geografia pela Faculdade Brasil Central, 2017. Mestrado em História pela mesma Universidade (UFG), 2016. Atualmente é doutorando em História pela UFG. Estudos direcionados em Teoria e Metodologia da História com ênfase na perspectiva teórica alemã de Jörn Rüsen e Reinhart Koselleck. Além disso, desenvolve pesquisa em História da Arte, especificamente, sobre a relação entre História e Imagem a partir de Georges Didi-Huberman. Tem experiência com os seguintes temas: Narratividade, Objetividade, Tempo e Temporalidades, Dimensão Futuro na História, História dos Conceitos, Hermenêutica, Imagem e Visualidades. É membro do GEHIM - Grupo de Estudos de História e Imagem (CNPq/UFG) e do Núcleo de Estudos: Espaço, Sujeito e Existência (IESA/UFG).
Publicado
2019-04-27
Como Citar
Rezende, F. S., & Silva, H. M. da. (2019). O processo de institucionalização da instrução primária na Província de Goiás no século XIX. Revista Espaço Acadêmico, 18(215), 58-67. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/44430