A finança contra a sociedade em Veblen: gênese e operação das disposições financeiras e técnicas no mundo industrial.
Resumo
Desde os anos 1980 é crescente a financeirização de diferentes espaços das sociedades mundiais, especialmente de modo particular e mais intenso no campo econômico; os agentes, instituições, técnicas, instrumentos e diapositivos que criam e operam a financeirização são mais recorrentes em têm mais poder nas organizações econômicas como empresas e corporações. O objetivo deste artigo é explicar como Veblen, a partir de análises diacrônicas e sincrônicas, explicou como se formou e cristalizou duas lógicas, com agentes e disposições correspondes, mais típicas das organizações econômicas: a lógica econômica industrial e a financeira. Para isso, analisamos sua obra seminal: The engineers and the price system.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.