As batalhas da Cantareira:a luta dos marítimos em Niterói (1918-1928)
Resumo
As lutas operárias durante o período da Primeira República brasileira vão adquirir grandes contornos e enorme relevância histórica, com diversas greves gerais que paralisariam os grandes centros urbanos. Nesse cenário, a mobilização dos marítimos, responsáveis pelo transporte aquaviário entre a capital federal e a capital fluminense terá um papel-chave nesses processos de resistência. O avanço desse processo de luta será marcado pela forte repressão das forças policiais, que submeterão os trabalhadores à violência, demissões, prisões e até a execução. Confrontos de grande importância serão travados por duas vezes na Praça Araribóia, em 1918 e 1928, marcando a história da classe trabalhadora niteroiense.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.

