Nosso camarada advogado: fragmentos biográficos sobre Benjamin Mota

  • Rose Dayanne Santos de Brito Università degli Studi di Roma Tor Vergata
Palavras-chave: Benjamin Mota, Anarquismo, Repressão policial, Primeira República.

Resumo

O tema deste artigo é a participação de Benjamim Mota no movimento social brasileiro no início da Primeira República. Em contraposição ao tratamento ambíguo e superficial, que colaborou para enquadrar este personagem na definição de “advogado anarquista”, escolhi examinar com um olhar analítico desde o ambiente familiar, o interesse pela questão social e o ingresso no campo jurídico. Assim, através da redução da escala de análise, inspirada na micro-história, foi possível verificar aspectos não observados e desconhecidos sobre Benjamim Mota. A partir dos documentos históricos do cotidiano (jornais diários) foram encontrados dados sobre a tradição político-jurídica da sua família e os traços da sua formação intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Dayanne Santos de Brito, Università degli Studi di Roma Tor Vergata

Doutoranda em Direito pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata (Itália). Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com período de intercâmbio na Eberhard Karls Universität Tübingen (Alemanha). 

Publicado
2019-02-06
Como Citar
Brito, R. D. S. de. (2019). Nosso camarada advogado: fragmentos biográficos sobre Benjamin Mota. Revista Espaço Acadêmico, 18(213), 94-104. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/44794