O Movimento Estudantil Libertário (MEL) e o Maio de 1968 brasileiro

  • Rafael Viana da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Maio de 1968, anarquismo, esquerdas

Resumo

Este artigo pretende analisar a gênese, presença e atuação do Movimento Estudantil Libertário (MEL), organização estudantil criada com protagonismo do anarquismo brasileiro. O artigo objetiva analisar a formação e relação do MEL com as lutas estudantis do período, suas propostas políticas e sua inserção no fenômeno do Maio de 1968 no Brasil. Também deseja elucidar o processo de desmantelamento da organização, ocorrido após a repressão sofrida em 1969.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Viana da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), Mestre (2014) e Doutor (2018) em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com período de bolsa sanduíche na Universidad de la República (Uruguai). Possui experiência em pesquisa e docência em História com ênfase em História do Brasil e América contemporâneas, ressaltando os seguintes temas: anarquismo, sindicalismo, ditaduras militares e movimentos sociais e políticos transnacionais.

Na área de história, desenvolve pesquisas voltada ao campo da História Política e da História Social. Autor da dissertação e livro "Elementos Inflamáveis: Organizações e Militância Anarquista no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1964)" e da tese de doutorado "Um anarquismo latino-americano: estudo comparativo e transnacional das experiências na Argentina, Brasil e Uruguai (1959-1985)".

Organizador e autor de distintos livros, capítulos e artigos, publicados na imprensa especializada e acadêmica. Contribuiu com prefácios, posfácios e revisões acadêmicas em diferentes empreitadas editoriais. É do conselho editorial da Editora Faísca e da coleção "Estudos do Anarquismo", da Editora Prismas

Publicado
2018-11-16
Como Citar
Silva, R. V. da. (2018). O Movimento Estudantil Libertário (MEL) e o Maio de 1968 brasileiro. Revista Espaço Acadêmico, 18(210), 76-88. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/44840
Seção
Dossiê: Experiências anarquistas no Brasil (Org.: Prof. Dr. Rogério de Castro)