Do ser humano ao “ter humano”: um ensaio sobre a psicossociologia do consumo na perspectiva da Sociedade de Controle e da Modernidade Liquida

  • Renato Nunes Bittencourt PPGF-UFRJ
  • Frederico Tavares Pós-Doutor e Doutor em Psicossociologia- UFRJ; professor e pesquisador do PPG EICOS-IP/UFRJ; professor da Escola de Comunicação e do Instituto de Economia – UFRJ
Palavras-chave: Consumo, Sociedade de Controle, Subjetividade, Modernidade Líquida

Resumo

O artigo reflete sobre uma análise psicossociológica do consumo e requer um desafio epistemológico que rompa com as tradições ideológicas metafísicas e, em certa medida, provoca discussões filosóficas sobre a construção e validade de seu pensamento teórico, especialmente quando contextualizado sob a égide da perspectiva da sociedade de controle e modernidade líquida. Este estudo investiga as relações de consumo na modernidade líquida, através do viés psicossocial, revelando a subjetividade líquida, plástica, fluida e mutável do consumidor em um contexto globalizado de uma sociedade de controle, que valoriza “ter” em detrimento de “ser”.

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Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, PPGF-UFRJ
Doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ/Professor do Curso de Administração da FACC-UFRJ
Frederico Tavares, Pós-Doutor e Doutor em Psicossociologia- UFRJ; professor e pesquisador do PPG EICOS-IP/UFRJ; professor da Escola de Comunicação e do Instituto de Economia – UFRJ

Pós-Doutor e Doutor em Psicossociologia- UFRJ; professor e pesquisador do PPG EICOS-IP/UFRJ; professor da Escola de Comunicação e do Instituto de Economia – UFRJ

 

Publicado
2018-11-16
Como Citar
Bittencourt, R. N., & Tavares, F. (2018). Do ser humano ao “ter humano”: um ensaio sobre a psicossociologia do consumo na perspectiva da Sociedade de Controle e da Modernidade Liquida. Revista Espaço Acadêmico, 18(210), 125-139. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/45209