A formação e produção acadêmica na Educação Física adaptada: uma discussão à luz das diretrizes da Educação Inclusiva no estado da Bahia

  • Osni Oliveira Noberto da Silva Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Educação Física Adaptada, Educação Inclusiva, Diretrizes Educacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a formação do professor de Educação Física adaptada no que diz respeito a sua atuação na proposta de inclusão educacional, a luz das Diretrizes da educação inclusiva no estado da Bahia. Assim, foi possível observar que apesar de cada vez o profissional de Educação Física Adaptada ser requisitado, as configurações curriculares atuais dos cursos de graduação não estão conseguindo garantir uma formação segura para que o egresso possa atuar com pessoas com deficiência. Além disso o reduzido número de grupos de pesquisa sobre a temática, o descompasso com os cursos de Especialização e a não existência de Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu independentes sobre Educação Física adaptada são outros elementos complicadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia
Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus IV. Lider do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada (GEPEFA/UNEB).
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Silva, O. O. N. da. (2019). A formação e produção acadêmica na Educação Física adaptada: uma discussão à luz das diretrizes da Educação Inclusiva no estado da Bahia. Revista Espaço Acadêmico, 18(214), 10-23. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/45248