O técnico agrícola e os conselhos de fiscalização profissional
Resumo
O setor agropecuário é um dos mais importantes da economia brasileira, e a presença de um profissional legalmente habilitado atuando na assistência técnica deste campo amplia consideravelmente os índices de produtividade agrícola. Dentre os profissionais das ciências agrárias encontra-se o técnico agrícola. O objetivo deste artigo é analisar a relação dos profissionais técnicos agrícolas diante da obrigatoriedade de registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), as dificuldades de relacionamento com os profissionais de nível superior e luta por um conselho próprio. No período medieval os artesãos, precisavam estar ligadas às Corporações de Ofícios para exerceram suas funções laborais. No Brasil a atual conformação dos Conselhos de Fiscalização Profissional foram estabelecido na década de 1930 com a criação da Ordem dos Advogados do Brasil. Os técnicos agrícolas e os técnicos industrias durante décadas buscaram junto ao Executivo Federal e ao Conselho Nacional o desmembramento das categorias dos CREA´s. O Executivo Federal encaminhou em 2016 uma mensagem ao Conselho Nacional para criar os Conselho Federal dos Técnicos Industrias e Agrícolas e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industrias e Agrícolas. Após tramitação no Congresso Nacional, o Presidente Michel Temer sancionou a Lei nº 13.639/2018 criando dois conselhos para as duas categorias.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.