Gestão territorial e turismo: algumas considerações
Resumo
Os conceitos de espaço, território e região se encontram estabelecidos como fruto de diversas contribuições e perspectivas teóricas subjetivas que convergem e servem de base epistemológica para os processos de gestão do território. Como vista neste cenário teórico, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir algumas dessas abordagens conceituais e verificar de que maneira estes conceitos se encontram associados ao processo de gestão territorial do turismo. Para isto, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da temática proposta, em obras e textos de periódicos científicos, utilizando-se como palavras-chave no processo de pesquisa os termos: espaço; território; região; turismo; gestão do território. Os resultados reforçaram a subjetividade como base formuladora comum aos conceitos apresentados, indicando que os mesmos tendem a abarcar aspectos similares, como as relações de poder estabelecidas por processos políticos, econômicos, culturais e sociais. Em relação ao turismo, verificou-se que a atividade se estabelece a partir de uma sobreposição de territórios para sua produção, e que, dado o caráter econômico que move o seu desenvolvimento e os impactos gerados como consequência deste, a gestão territorial da atividade se apresenta como opção mais coerente, tanto para manter a produtividade econômica turística, quanto para funcionar como uma alternativa possível para adequar e ordenar o território para seu uso efetivo.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.