Tradição e Modernidade: diálogos possíveis entre teoria antropológica e etnografia virtual
Resumo
Este artigo busca refletir sobre caminhos e possibilidades do diálogo entre as etnografias virtuais contemporâneas e o corpus de conhecimento tradicionalmente desenvolvido pela teoria antropológica. O trabalho etnográfico tem se tornado a cada dia mais plural, conscientizando-se sobre os processos históricos e contextuais de seus conceitos e técnicas. Reconhece-se, portanto, que as etnografias clássicas fornecem valiosas inspirações para a compreensão de realidades contemporâneas, de forma que a profundidade do detalhamento etnográfico colabora fortemente para a relevância de uma etnografia. A partir dessa reflexão, objetiva-se demonstrar que as etnografias que transitam entre os universos on-line e off-line, da mesma forma que aquelas realizadas inteiramente em um campo face a face, necessitam buscar parâmetros de qualidade e confiabilidade em seu desenvolvimento, conforme os critérios estabelecidos pela matriz disciplinar da antropologia. Assim, considera-se que as novas metodologias de etnografias virtuais devem estabelecer um debate com as leituras críticas direcionadas à prática etnográfica, bem como contribuir para o constante desenvolvimento da disciplina antropológica.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.