Tradição e Modernidade: diálogos possíveis entre teoria antropológica e etnografia virtual

  • Marina Leitão Mesquita Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Palavras-chave: Pesquisa de campo, Metodologia qualitativa, Novas tecnologias

Resumo

Este artigo busca refletir sobre caminhos e possibilidades do diálogo entre as etnografias virtuais contemporâneas e o corpus de conhecimento tradicionalmente desenvolvido pela teoria antropológica. O trabalho etnográfico tem se tornado a cada dia mais plural, conscientizando-se sobre os processos históricos e contextuais de seus conceitos e técnicas. Reconhece-se, portanto, que as etnografias clássicas fornecem valiosas inspirações para a compreensão de realidades contemporâneas, de forma que a profundidade do detalhamento etnográfico colabora fortemente para a relevância de uma etnografia. A partir dessa reflexão, objetiva-se demonstrar que as etnografias que transitam entre os universos on-line e off-line, da mesma forma que aquelas realizadas inteiramente em um campo face a face, necessitam buscar parâmetros de qualidade e confiabilidade em seu desenvolvimento, conforme os critérios estabelecidos pela matriz disciplinar da antropologia. Assim, considera-se que as novas metodologias de etnografias virtuais devem estabelecer um debate com as leituras críticas direcionadas à prática etnográfica, bem como contribuir para o constante desenvolvimento da disciplina antropológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Leitão Mesquita, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Professora Adjunta I da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sobral-CE), na área de Teoria Antropológica. Doutora (2016) e mestra (2013) em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduada em Ciências Sociais (2010) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. É pesquisadora integrante do Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade (FAGES - UFPE). Atua na formação continuada de professores desde 2010. Tem experiência em ensino e pesquisa de Antropologia e Metodologia de Pesquisa, com ênfase em Teoria Antropológica, Etnografia e Interseccionalidades entre gênero, raça e classe.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Mesquita, M. L. (2019). Tradição e Modernidade: diálogos possíveis entre teoria antropológica e etnografia virtual. Revista Espaço Acadêmico, 18(214), 01-09. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/45648