O sistema sociopolítico danoso dos resíduos urbanos

  • Vinícius Ferreira Baptista Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Coleta Seletiva, CPI, Rio de Janeiro, Resíduos Sólidos Urbanos

Resumo

Este artigo tem como objetivo situar os resultados do relatório produzido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar e apurar as causas e consequências do uso e permanência dos “lixões” no estado criada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) em 5 de fevereiro de 2015. Para tanto, situamos primeiramente uma breve apresentação do sistema de coleta seletiva no município do Rio e, na segunda parte analisamos o relatório. Concluímos que o sistema de coletiva seletiva estruturado na cidade do Rio de Janeiro importa um contexto social de subdesenvolvimento distante da capacidade de organização que proveja ações de geração de trabalho, renda e cidadania, criando um processo danoso à sociedade carioca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Ferreira Baptista, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Administrador. Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Professor Adjunto do Departamento de Administração Pública e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Baptista, V. F. (2019). O sistema sociopolítico danoso dos resíduos urbanos. Revista Espaço Acadêmico, 18(214), 44-55. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/45930