Os reflexos da Agricultura de larga escala nas comunidades tradicionais quilombolas: Um estudo de caso na Comunidade Fazenda Lajeado Município Dianópolis Tocantins.

  • Josivaldo Alves da Silva Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS
  • Celenita Gualberto Pereira Bernieri Secretaria Municipal da Educação de Dianópolis/TO.
Palavras-chave: Agroecologia, Comunidades quilombolas, Práticas agroecológicas.

Resumo

Os povos e comunidades tradicionais quilombolas são grupos culturalmente diferenciados que se reconhecem e possuem formas próprias de organização social, usam seus territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos gerados e transmitidos pela tradição. O presente artigo objetiva estudar os reflexos da agricultura de larga escala nas práticas agroecológicas da comunidade quilombola Fazenda Lajeado, situada no Município de Dianópolis/TO. O estudo foi realizado a partir da análise da opinião dos moradores da comunidade. Os tipos de pesquisa empregados foram; investigação documental e bibliográfica. O método utilizado é essencialmente qualitativo por meio de um estudo de caso e observação participante, o instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário estruturado com nove questões abertas, aplicado pessoalmente pelos pesquisadores. As coletas foram realizadas no período compreendido entre os dias 9 a 31 de dezembro de 2017. No estudo foram constatadas incidências de trabalhadores quilombolas que deixam seus modos tradicionais de produção agrícola para trabalharem como assalariado nas lavouras da monocultura da soja, provocando mudanças relacionadas aos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josivaldo Alves da Silva, Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS

[1] Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins-UFT; Especialista Lato Senso em Docência do Ensino Superior; MBA em Planejamento e Gestão Empresarial; Graduado em Administração; Professor 40 horas Universidade do Tocantins-Unitins Câmpus Dianópolis; Pesquisador orientador de iniciação científica PIBIC/PIVIC. josivaldoadm@yahoo.com.br.

Celenita Gualberto Pereira Bernieri, Secretaria Municipal da Educação de Dianópolis/TO.

Mestra em Sustentabilidade juntos aos Povos e Terras Tradicionais – UNB; Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – UFT; Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar – Suldamérica; Graduada em Pedagogia; Professora efetiva da Secretaria Municipal da Educação de Dianópolis/TO.  celegpb@gmail.com.

Publicado
2019-04-27
Como Citar
Silva, J. A. da, & Bernieri, C. G. P. (2019). Os reflexos da Agricultura de larga escala nas comunidades tradicionais quilombolas: Um estudo de caso na Comunidade Fazenda Lajeado Município Dianópolis Tocantins. Revista Espaço Acadêmico, 18(215), 18-31. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/46168