Os reflexos da Agricultura de larga escala nas comunidades tradicionais quilombolas: Um estudo de caso na Comunidade Fazenda Lajeado Município Dianópolis Tocantins.
Resumo
Os povos e comunidades tradicionais quilombolas são grupos culturalmente diferenciados que se reconhecem e possuem formas próprias de organização social, usam seus territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos gerados e transmitidos pela tradição. O presente artigo objetiva estudar os reflexos da agricultura de larga escala nas práticas agroecológicas da comunidade quilombola Fazenda Lajeado, situada no Município de Dianópolis/TO. O estudo foi realizado a partir da análise da opinião dos moradores da comunidade. Os tipos de pesquisa empregados foram; investigação documental e bibliográfica. O método utilizado é essencialmente qualitativo por meio de um estudo de caso e observação participante, o instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário estruturado com nove questões abertas, aplicado pessoalmente pelos pesquisadores. As coletas foram realizadas no período compreendido entre os dias 9 a 31 de dezembro de 2017. No estudo foram constatadas incidências de trabalhadores quilombolas que deixam seus modos tradicionais de produção agrícola para trabalharem como assalariado nas lavouras da monocultura da soja, provocando mudanças relacionadas aos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais na comunidade.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.