História de vida: o papel da intérprete na inclusão escolar

  • Marcela Arantes Ribeiro Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Luana Arantes Ribeiro SEMED Uberaba/MG
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Bilíngüe, Escola Inclusiva

Resumo

A história de vida de um profissional da educação que atua na perspectiva da inclusão escolar do aluno surdo é abordada neste texto a partir de uma discussão teórico-prática da relação do intérprete de Libras, profissional da língua de sinais, no processo ensino-aprendizagem do aluno surdo em inclusão, em uma escola pública do Estado de Rondônia. Para tanto, apresentamos como objetivo principal a análise da importância do intérprete de Libras para inclusão social e educacional pelo ponto de vista do profissional. Os objetivos específicos que nortearam a construção desse trabalho foram: enfatizar a importância do intérprete de libras; interpretar o ponto de vista que a narradora (intérprete de libras) tem da sua participação na vida escolar do surdo; demonstrar a relação do intérprete para o processo de ensino aprendizagem do aluno surdo. A pesquisa foi realizada nos pressupostos teóricos metodológicos da História Oral proposta por Meihy (2005). A partir dos objetivos surgiram como resultados e pontos de análise textual: a comunicação; o ambiente escolar e a avaliação.

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Biografia do Autor

Marcela Arantes Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia com intercâmbio na UFSC e UFPR (2010). Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Rondônia (2006), Especialista em Ciências Sociais (2007), Especialista em Arte, Educação e Saúde (1012), Especialista em Educação Especial e Inclusiva (2014), Especialista em Planejamento Estratégico na Gestão Pública. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Rondônia (Nível Superior) e pós-graduanda Lato Sensu em Gestão na Educação à Distância pela Instituto Federal de Rondônia (em andamento). Experiência na gestão pedagógica do Ensino Superior com os Programas de fomento ao Ensino Superior. Além da experiência como: Pesquisadora PIBIC com sub-projeto na área de Educação e Cultura; Pesquisa em Centros de Documentação Histórica/RO; Professora em Geografia, História e Artes para alunos do ensino fundamental e médio; Consultoria no campo do conhecimento de Geografia Agrária. Trabalha atuando principalmente no temas: Educação, Geografia e História. Além de coordenar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. E-mail: mar_arantes@hotmail.com
Luana Arantes Ribeiro, SEMED Uberaba/MG

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - 2015). Graduada em Administração de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - 2010). Foi bolsista pela CAPES em Projeto de Iniciação à Docência - PIBID tendo desenvolvido pesquisas sobre a história do conceito energia em livros didáticos no período de 1945 a 1955.Realizou Monitoria Voluntária na disciplina de Currículo Escolar do Curso de Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - 2014). Atualmente, é professora da educação básica.

Publicado
2019-04-27
Como Citar
Ribeiro, M. A., & Ribeiro, L. A. (2019). História de vida: o papel da intérprete na inclusão escolar. Revista Espaço Acadêmico, 18(215), 07-17. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/46204
Seção
educação & prática de ensino