O narrador benjaminiano e o narrador de viagens: convergências e dissonâncias
Resumo
O presente artigo expõe uma leitura do relato Viaje al otro Brasil: Del Mato Grosso a la Amazonia y al Nordeste Atlántico, publicado em 2002, pelo espanhol Javier Nart. Essa obra apresenta uma visão (ou revisão) de Brasil, que será analisada aqui com base nas imagens produzidas pelo narrador que observa a terra visitada através de um referencial pessoal, traduzido por viagens realizadas anteriormente e por pessoas encontradas pelo caminho. Para tanto, utilizamos as considerações de Walter Benjamin (1994) como fundamentação teórica principal, tentando entender como o narrador benjaminiano tradicional dialoga com o narrador de viagens na construção do discurso narrativo.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.