“Rádio Benjamin”:

as narrativas radiofônicas de Walter Benjamin e uma pedagogia antifascista

  • Rui Bragado Sousa Uem: Universidade Estadual e Maringá
Palavras-chave: Sociologia da infância, Radiopeça, Educação libertária.

Resumo

O artigo analisa as narrativas radiofônicas de Walter Benjamin, traduzidas no Brasil com o título de “A hora das crianças”. Procura-se compreender a motivação do autor judeu-alemão em falar ao público infantil durante a dramática década de 1920 na Alemanha da República de Weimar, de crises econômicas e ascensão do fascismo. Nesse processo verifica-se o protagonismo da criança na obra de Benjamin e o pioneirismo do campo acadêmico denominado atualmente como “sociologia da infância”. Em discussão com o restante de sua produção intelectual, a análise da infância constitui uma “Pedagogia libertadora”, no sentido da “emancipação” descrita por Theodor Adorno, voltada para a autonomia do indivíduo, com forte teor antiautoritário e antifascista.   

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Biografia do Autor

Rui Bragado Sousa, Uem: Universidade Estadual e Maringá
Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2008-2011), Mestre em História política pela mesma instituição (2012-2014). Graduando em Pedagogia (Fael), Doutorando em Educação (Uem).
Publicado
2019-12-18
Como Citar
Sousa, R. B. (2019). “Rádio Benjamin”:. Revista Espaço Acadêmico, 19(219), 131-143. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/46349