O Brasil dos anos 1960/70:

reflexões sobre autoritarismo, Direito e Cultura

  • José Gustavo Bononi Universidade Federal do Paraná - UFPR
Palavras-chave: Direito. Autoritarismo. Cultura. Ditadura. Brasil.

Resumo

Este artigo pretende fazer uma reflexão acerca da relação estabelecida entre Autoritarismo, Direito e Cultura no período abrangido pela ditadura militar brasileira da segunda metade do século XX. Pretende-se com isso explorar dois dos problemas que permitem lapidar a noção de ditadura enquanto categoria pertinente para se pensar o espaço de experiência estudado: primeiramente, questões que envolvem o Direito; e, em um segundo momento, aquilo que tange à ofensiva do Estado à produção cultural do país, motivada pela predominância neste campo de uma cultura política adversa. Para isso, realizou-se uma análise bibliográfica e de parte do ordenamento jurídico da época, orientada por uma narrativa sincrônica da história. Pretende-se com este artigo contribuir com os estudos que exploram as relações entre História, Cultura e Direito do Brasil contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gustavo Bononi, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Doutor em História (UFPR). Mestre em História (UFPR). Bacharel e Licenciado em História (UDESC). Bacharelando em Direito (Fucap). Desenvolve pesquisas explorando as intersecções possíveis entre História, Direito e Cultura no Brasil.
Publicado
2019-12-18
Como Citar
Bononi, J. G. (2019). O Brasil dos anos 1960/70:. Revista Espaço Acadêmico, 19(219), 95-108. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/47602