O Brasil dos anos 1960/70:
reflexões sobre autoritarismo, Direito e Cultura
Resumo
Este artigo pretende fazer uma reflexão acerca da relação estabelecida entre Autoritarismo, Direito e Cultura no período abrangido pela ditadura militar brasileira da segunda metade do século XX. Pretende-se com isso explorar dois dos problemas que permitem lapidar a noção de ditadura enquanto categoria pertinente para se pensar o espaço de experiência estudado: primeiramente, questões que envolvem o Direito; e, em um segundo momento, aquilo que tange à ofensiva do Estado à produção cultural do país, motivada pela predominância neste campo de uma cultura política adversa. Para isso, realizou-se uma análise bibliográfica e de parte do ordenamento jurídico da época, orientada por uma narrativa sincrônica da história. Pretende-se com este artigo contribuir com os estudos que exploram as relações entre História, Cultura e Direito do Brasil contemporâneo.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.