Outsiders:

identidade e diferença em Ghost dog

  • Riccardo Migliore Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB), Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Cinema, Ghost dog, Jim Jarmusch, Outsider, Identidade e diferença.

Resumo

Neste artigo evidenciamos que o cinema de Jim Jarmusch retrata a questão estabelecidos/outsiders ao focar principalmente no outsider, mas de uma maneira que ultrapassa a rígida dicotomia supostamente ligada a estes dois termos, ao trabalhar sistematicamente com nuances e variedades desta categoria social em sua representação fílmica. Consideramos o outsider a partir de conceitos como identidade e diferença e, ao enfatizarmos a categoria personagem, percebe-se com Kristeva (1994) como o tema do estrangeiro, em Jarmusch, esteja associado ao estranho e, portanto, ao outsider. Ainda, com Stam (1992), Bakhtin (1997-b) e Barbosa (2017) abordamos a polifonia e também, a heterogenia estilística e modal que caracteriza do cinema deste diretor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Riccardo Migliore, Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB), Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Letras pelo PPGL/UFPB com o projeto: "Ghost dog e a poética do outsider no cinema de Jim Jarmusch", pesquisa sobre a categoria "personagens" no cinema de ficção. Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pelo PPGC/UFPB, é autor da dissertação "Forma de representação no cinema: uma reflexão sobre o uso da mise en scène nos documentários paraibanos", que foi reformulada e publicada na Alemanha pela editora Omiscriptum GmbH & Co. sob o título "Documentário e mise en scène: um estudo analítico sobre três clássicos do cinema não-ficcional".

Publicado
2021-05-01
Como Citar
Migliore, R. (2021). Outsiders:. Revista Espaço Acadêmico, 21(228), 102-114. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/47774