Pastiche, paródia e sátira:

aspectos constitutivos da polifonia em Ghost dog

  • Riccardo Migliore Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB), Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Cinema, Ghost dog, Dialogismo, Pastiche e paródia, Hibridismo.

Resumo

Neste artigo, evidenciamos o teor dialógico e polifônico de Ghost dog (Jim Jarmusch, 1999). O filme revela uma componente híbrida, tanto em termos temáticos, assim como modais. Considerando bricolage e patchwork, enquanto aspectos metódicos e operacionais característicos de toda a obra de Jarmusch, e principalmente do longa-metragem aqui analisado, neste paper focamos em: paródia, pastiche e sátira. Neste sentido, é necessário frisar – para além do referido viés híbrido, peculiar do cinema deste diretor - que a classificação e hierarquização dos personagens, em Ghost dog, ocorre de maneira estritamente complexa e voltada para a superação do viés simplório associado a uma contraposição nítida entre “mocinhos” e “vilões”. Mesmo quando trabalha com estereótipos, como é o caso dos gângsteres ítalo-americanos, ou dos afrodescendentes da periferia nova-iorquina, este cineasta opera por meio de toda uma ressignificação, reinterpretando-os e alcançando um nível mais elevado de verossimilhança, o qual condiz com os postulados aristotélicos (2008). A interação entre outsiders ocorre em forma de encontro e confronto, porém, mesmo em situações de conflito entre grupos sociais distintos, pode-se observar algum grau de relação dialógica.

 

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Biografia do Autor

Riccardo Migliore, Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB), Universidade Federal da Paraíba
Doutorando em Letras pelo PPGL/UFPB com o projeto: "Ghost dog e a poética do outsider no cinema de Jim Jarmusch", pesquisa sobre a categoria "personagens" no cinema de ficção. Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pelo PPGC/UFPB, é autor da dissertação "Forma de representação no cinema: uma reflexão sobre o uso da mise en scène nos documentários paraibanos", que foi reformulada e publicada na Alemanha pela editora Omiscriptum GmbH & Co. sob o título "Documentário e mise en scène: um estudo analítico sobre três clássicos do cinema não-ficcional".
Publicado
2020-02-28
Como Citar
Migliore, R. (2020). Pastiche, paródia e sátira:. Revista Espaço Acadêmico, 19(220), 47-57. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/47775