Pastiche, paródia e sátira:
aspectos constitutivos da polifonia em Ghost dog
Resumo
Neste artigo, evidenciamos o teor dialógico e polifônico de Ghost dog (Jim Jarmusch, 1999). O filme revela uma componente híbrida, tanto em termos temáticos, assim como modais. Considerando bricolage e patchwork, enquanto aspectos metódicos e operacionais característicos de toda a obra de Jarmusch, e principalmente do longa-metragem aqui analisado, neste paper focamos em: paródia, pastiche e sátira. Neste sentido, é necessário frisar – para além do referido viés híbrido, peculiar do cinema deste diretor - que a classificação e hierarquização dos personagens, em Ghost dog, ocorre de maneira estritamente complexa e voltada para a superação do viés simplório associado a uma contraposição nítida entre “mocinhos” e “vilões”. Mesmo quando trabalha com estereótipos, como é o caso dos gângsteres ítalo-americanos, ou dos afrodescendentes da periferia nova-iorquina, este cineasta opera por meio de toda uma ressignificação, reinterpretando-os e alcançando um nível mais elevado de verossimilhança, o qual condiz com os postulados aristotélicos (2008). A interação entre outsiders ocorre em forma de encontro e confronto, porém, mesmo em situações de conflito entre grupos sociais distintos, pode-se observar algum grau de relação dialógica.
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