“Pimenta nos olhos dos outros é refresco”: descolonizar, cozinhar e cuidar

  • Gabriela Emery Sachse do Carmo Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Campus de Assis
  • Melina Garcia Gorjon Universidade Estadual Paulista – FCL de Assis (SP).
Palavras-chave: Colonialidade, Comida, Cuidado, Psicologia.

Resumo

O presente artigo propõe a mistura de três temas que se complementam nas análises propostas, são eles: descolonizar, cozinhar e cuidar. A intensão é a de problematizar os processos ligados ao cuidado e ao ato de cozinhar e como esses foram sendo conduzidos a uma perspectiva hegemônica alicerçada nos moldes de um saber colonizador. Frente a essas imposições discutiremos conceitos e práticas descolonizadoras para pensar a psicologia. Para tanto, é necessário que nos desloquemos nos campos do ser, saber e poder na construção de outros modos que resistam a esse lugar de colonizados ao qual fomos duramente colocadas (os).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Emery Sachse do Carmo, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Campus de Assis
Graduada  em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista -FCL de Assis. Mestranda em Psicologia e Sociedade pela mesma instituição.
Melina Garcia Gorjon, Universidade Estadual Paulista – FCL de Assis (SP).
Psicóloga clinica, graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - FCL de Assis. Mestra em Psicologia e Sociedade pela mesma instituição. Atua em psicologia social com ênfase em psicologia decolonial e as relações entre arte contemporânea, processos de subjetivação e feminismos.
Publicado
2019-07-04
Como Citar
Carmo, G. E. S. do, & Gorjon, M. G. (2019). “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”: descolonizar, cozinhar e cuidar. Revista Espaço Acadêmico, 19(216), 38-47. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/48005
Seção
DOSSIÊ: De/s/colonialidade e psicologias: inserções micropolíticas nos campos psi (Org.: Rafael Siqueira de Guimarães)