Pensamento bergsoniano e Educação Física:

relação entre memória e corpo nos dizeres de praticantes do Jiu-Jitsu

  • Luis Carlos Rodrigues Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama
  • Albio Fabian Melchioretto Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave: Educação, Jiu-Jitsu, Memória, Corpo, Educação Física

Resumo

A memória apresenta-se como uma perspectiva para se pensar desde aspectos biológicos até culturais e históricos daquilo que constitui o corpo na Educação Física. A partir desta provocação e fundamentado pelas ideias de Bérgson sobre memória e corpo, o presente artigo tem por objetivo entender como se articula a relação entre memória e corpo nas práticas corporais de Jiu-Jitsu. Pensar-se-á a Educação Física em conjunto com as ciências humanas através de uma caminhada que vai além de práticas corporais. O trabalho é uma análise de uma situação vivenciada em sala de aula, no campus de Ibirama do Instituto Federal de Santa Catarina, no projeto de extensão que ofertou para a comunidade treinos de Jiu-Jitsu. Através de uma pesquisa qualitativa e exploratória com dados aferidos por meio de uma entrevista semiestrutural e anotações em um diário de campo, entendeu-se a articulação entre memória e corpo articulando a problemática do devir, do virtual e do movimento contrapondo, além de Bérgson, Deleuze, Foucault e Brecht. Quando se falta em corpo, a ideia que prevalece costuma ainda ser a de um corpo que se opõe ou se contrapõe a uma menta ou a uma alma, mas a pesquisa aponta perspectivas que transcendem esta relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Carlos Rodrigues, Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama

Graduado em Educação Física, doutorando e Mestre em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação , Universidade Regional de Blumenau, (FURB). Professor do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Ibirama SC.

Albio Fabian Melchioretto, Universidade Regional de Blumenau

Graduado em Filosofia, doutorando em Desenvolvimento, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional , Universidade Regional de Blumenau, (FURB). Mestre em Educação, pela FURB. Atualmente está como Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Publicado
2020-06-07
Como Citar
Rodrigues, L. C., & Melchioretto, A. F. (2020). Pensamento bergsoniano e Educação Física:. Revista Espaço Acadêmico, 20(222), 234-244. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/48081