Saberes nutricionais, econômicos, midiático e o cuidado da alimentação:

light, diet e zero

  • Franciéli Aline Conte Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Simone Vione Schwengber Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Cuidado de Si. Transtornos Alimentares. Discursos. Saberes. Dietas da Moda. Educação Alimentar.

Resumo

Objetivo: neste estudo buscou-se responder como configura-se o cuidado de si em relação à ideia obcecada do que comer: “Light, diet, zero glúten ou zero lactose”? Metodologia: percorreu-se o campo da história, da alimentação e do cuidado por intermédio de reflexões teóricas embasadas em teorias foucaultianas. Resultados: o cuidado de si está atrelado ao cuidado da alimentação, o qual é influenciado por discursos nutricionais, econômicos e midiáticos que se tornam verdades e levam à constituição de novas práticas alimentares rotuladas como saudáveis, sem, necessariamente, serem. Conclusão: o cuidado demasiado de si leva ao desenvolvimento de doenças psíquicas. A educação alimentar pode contribuir para a saúde e quebra de tabus em relação à alimentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciéli Aline Conte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nutricionista, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ensino e Currículo.

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Humanidades e Educação.

Publicado
2020-06-07
Como Citar
Conte, F. A., & Schwengber, M. S. V. (2020). Saberes nutricionais, econômicos, midiático e o cuidado da alimentação:. Revista Espaço Acadêmico, 20(222), 245-257. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/48145