Os sentidos do futebol na relação intercultural entre indígenas e não indígenas:
“jogo” e “desempenho” em movimento
Resumo
Apresentamos neste artigo reflexões, a partir de um jogo de futebol entre indígenas guarani e não indígenas, no interior do Rio Grande do Sul. Abordamos a relação intrínseca entre esporte, cultura e sociedade, que precisam ser repensados como relevantes dentro do contexto contemporâneo. Objetivamos, retratar a repercussão subjetiva que o esporte, mais especificamente, o futebol, infere na vida das pessoas, destacando os sentidos desta prática esportiva em diferentes olhares que se confrontam num viver comunitário. A metodologia adotada se enquadra numa perspectiva qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e diário de campo. Como conclusão, apontamos para a importância de repensar o corpo como princípio estruturante na relação pessoal e intercultural e percebê-lo como parte de um todo, indissociável e importante para a saúde psíquica.Inferimos o quanto o esporte impactou a relação social das culturas germânicas e indígenas, provocando positivamente uma nova perspectiva de relação intercultural no que tange o fortalecimento das relações sociais.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.