O papel da Educação na promoção da coesão social em Angola:
desafios e perspectivas actuais
Resumo
Os constrangimentos causados pelo conflito armado em Angola afectaram o funcionamento das estruturas sociais. Com o estabelecimento definitivo da paz começa um ciclo de reconstrução, que não se limita somente às infra-estruturas, mas sobretudo à coesão social em todas as suas vertentes. Para o efeito, requer-se um sistema educativo, que estimule a construção de uma sociedade livre, democrática, de paz e desenvolvimento justo das comunidades. Neste sentido, o presente texto pretende contribuir com algumas reflexões acerca dos desafios e perspectivas do sistema educativo angolano na promoção da coesão social. Para dar suporte ao mesmo, e inspirando-se na abordagem qualitativa, privilegiamos a recolha bibliográfica, a leitura e interpretação da documentação relacionada com o tema. O texto conclui, que para se tornar efectiva a coesão entre os povos e a formação de uma sociedade melhor, as políticas educativas e curriculares precisam ser fundadas em princípios inclusivos, calcados na lógica multicultural e emancipatória.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.