Cafajestes e rufiões:
em Nelson Rodrigues e Dalton Trevisan
Resumo
Cafajestes e rufiões são palavras comuns no cotidiano de certas realidades sociais, mas pouco usuais em representações literárias, por se tratar de termos que denotam concomitantemente sexualidade e imoralidade. Rompendo a censura velada de certos temas na Literatura, Nelson Rodrigues e Dalton Trevisan criam personagens com essas características com o objetivo de apresentar aspectos realistas da sociedade ao mesmo tempo que a ironiza. Assim, os personagens Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, e Pedro, de Dalton Trevisan, vivem excessos, desejos e vícios de forma desregrada, comportando-se como cafajestes e rufiões, dentro de uma estética kitsch. As ações vivenciadas por esses personagens são toleradas devido à sociedade patriarcal à qual estão inseridos. Evidencia-se, portanto, como a sexualidade masculina ainda é tratada de forma diferente da sexualidade feminina, demonstrando que algo só é tabu quando direcionado a um gênero específico.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.