Cafajestes e rufiões:

em Nelson Rodrigues e Dalton Trevisan

  • Lunara Abadia Gonçalves Calixto Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Cafajestes, Rufiões, Nelson Rodrigues, Dalton Trevisan

Resumo

Cafajestes e rufiões são palavras comuns no cotidiano de certas realidades sociais, mas pouco usuais em representações literárias, por se tratar de termos que denotam concomitantemente sexualidade e imoralidade. Rompendo a censura velada de certos temas na Literatura, Nelson Rodrigues e Dalton Trevisan criam personagens com essas características com o objetivo de apresentar aspectos realistas da sociedade ao mesmo tempo que a ironiza. Assim, os personagens Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, e Pedro, de Dalton Trevisan, vivem excessos, desejos e vícios de forma desregrada, comportando-se como cafajestes e rufiões, dentro de uma estética kitsch. As ações vivenciadas por esses personagens são toleradas devido à sociedade patriarcal à qual estão inseridos. Evidencia-se, portanto, como a sexualidade masculina ainda é tratada de forma diferente da sexualidade feminina, demonstrando que algo só é tabu quando direcionado a um gênero específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lunara Abadia Gonçalves Calixto, Universidade Federal de Uberlândia

Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, doutoranda em Estudos Literários pela mesma instituição. Professora efetiva de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

 

Publicado
2020-02-28
Como Citar
Calixto, L. A. G. (2020). Cafajestes e rufiões:. Revista Espaço Acadêmico, 19(220), 91-101. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/48682