Da biopolítica à necropolítica:
notas sobre as formas de controles sociais contemporâneas
Resumo
O presente trabalho configura-se como um breve ensaio teórico que possuí como objetivo geral problematizar as possíveis relações entre a concepção de necropolítica, cunhada pelo teórico camaronês Achille Mbembe, e a noção elaborada pelo filósofo francês Michel Foucault de biopolítica. Para tal, a pesquisa se pautou no viés qualitativo, se configurando como uma pesquisa exploratória de materiais bibliográficos, sendo estas produções referentes ao conceito de necropolítica e biopolítica, buscando realizar uma problematização acerca da contraposição que perpassa ambos conceitos. A partir da análise realizada, percebe-se que o termo cunhado por Mbembe como um contraponto à ideia de biopolítica, entretanto esta não é refutada. As publicações de Mbembe concebem-se enquanto uma passagem de uma biopolítica à uma necropolítica, no que se refere às realidades das periferias das sociedades capitalistas da contemporaneidade, dando sentido a outros contextos sociais, os quais não se enquadram à realidade europeia.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.