Canto ao homem do povo Charlie Chaplin:
os humilhados serão exaltados
Resumo
Este artigo se propõe a analisar “Canto ao homem do povo Charlie Chaplin”, de Carlos Drummond de Andrade, sob a ótica dos marginalizados. Para tal, optou-se por discorrer, primeiramente, sobre traços biográficos tanto do poeta quanto do ator de modo a focar na análise estrutural e conteudística do poema. Como fundamento teórico, utilizou-se prioritariamente a discussão de Eleni Varikas (2010) acerca da história do termo “pária” e, em simultâneo, algumas discussões de Adorno sobre a relação entre a lírica e a sociedade. Estabeleceu-se um paralelo entre o poema analisado e os filmes de Chaplin tendo em vista a temática abordada. De todos, o personagem Carlitos é o que se mostrou mais apropriado ao estudo em questão, uma vez que se trata de um personagem à margem. Necessitou-se aprofundar em alguns estudiosos de Drummond e de Chaplin a fim de compreender melhor suas obras. Concluiu-se, neste artigo, que a voz que fala no poema de Drummond se apequena e apequena o artista (aparentemente) homenageado com o fim de colocá-lo do tamanho daqueles comumente representados pelo ator para, a partir de um exercício de nivelamento, todos poderem ser exaltados em pé de igualdade. Os párias são os maiores homenageados no poema.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.