Mulheres e (es)passos urbanos
Resumo
O texto seguinte é resultado de uma apresentação no Seminário de Integração Curricular das Ciências Humanas e Sociais I e II, na PUC Minas, sob o tema Cidade, cidadania?. O meu objetivo consiste em refletir sobre os percursos das mulheres nas práticas urbanas, sob uma narrativa expositiva. Para isso, entrecruzo minha experiência no grupo Calma Clima – o primeiro running crew na capital mineira, que propõe descortinar uma cidade invisível, envolvendo a caminhada e a corrida – às conquistas das mulheres brasileiras, porém atravessadas por um cotidiano opressor e violento em razão da questão de gênero. Fundamentado na obra A invenção do cotidiano, de Michel de Certeau, que compara o ato de caminhar com o de enunciação, o texto a ser lido atualiza a ordem espacial da escrita acadêmica, articulando traços teóricos e rastros poéticos, conforme foi a proposta do seminário: uma reconfiguração do espaço de saber, um caminhar dos debatedores entre os alunos.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.