A moral e o trabalho:
uma análise sobre a Sociologia da Moral de Durkheim
Resumo
O presente artigo tem como pretensão fazer uma breve reflexão acerca da percepção de Émile Durkheim a respeito da moralidade e como esta se configura ao longo de sua trajetória acadêmica. Para isto, buscou-se entender suas motivações e influências filosóficas acerca da moral, em especial, a filosofia moral de Immanuel Kant. Posteriormente, visou-se discutir mais a fundo sua compreensão sobre a moral e como esta aparece em sua tese de doutoramento, intitulada “Da divisão do Trabalho Social”, publicada em 1893. Através dela, foi possível estabelecer uma de como se operam as regras morais dentro da sociedade e como elas a constitui. Para fins analíticos, tomou-se como referência o modo como os indivíduos se organizam moralmente na sociedade, o que, para Durkheim, prevê a necessidade de sujeitar-se aos elementos da moralidade.
Downloads
Referências
DURKHEIM, E. Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
_____________. As regras do método sociológico. São Paulo: Edipro, 2012.
FREITAG, B. A questão da moralidade: da razão prática de Kant a ética discursiva de Habermas. Tempo social. Revista de Sociologia, USP, São Paulo. 1(2): 7-44, 2 sem. 1989.
LUCENA, C. O pensamento educacional de Émile Durkheim. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 295-305, dez. - ISSN: 1676-2584.2010.
LUKES, S. Bases para a interpretação de Durkheim in Sociologia para ler os clássicos org. Gabriel Cohn. Azougue Editorial. 2º edição, 1º reimpressão, Azougue Editorial. Rio de Janeiro. 2007.
PIZORNO, A. Uma leitura atual de Durkheim in Sociologia para ler os clássicos org. Gabriel Cohn. 2º edição, 1º reimpressão, Azougue Editorial. Rio de Janeiro. 2007.
RODRIGUES, J. (org.). Sociologia_Durkheim, Émile. Editoria Ática, São Paulo. 2000.
TIRYAKIAN, E. Émile Durkheim in história da análise sociológica org. Tom Bottomore e Robert Nisbet. Editora Zahar, Rio de Janeiro. 1980.
WEISS, R. Apresentação do dossiê: Sociologia e Moral. Sociologias, Porto Alegre, ano 17, no 39, mai/ago 2015, p. 16-24. 2015.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.