Concepção e formação de professores:
um ensaio sobre a educação ambiental e suas diversas práticas no ensino superior
Resumo
Diante dos diversos problemas ambientais provocados por atividades humanas, tem se tornado fundamental e necessário que as questões relacionadas ao meio ambiente tenham maior relevância e abordagem dentro do meio da Educação formal, mais ainda, também no processo de formação no ensino superior. Outro ponto que também instigou a pesquisa acerca do tema deste estudo foram os novos desafios que os professores enfrentam e tem contato dentro de seu campo de trabalho, a escola; e estão necessitando sentir-se preparados para atuar de acordo com eles, e assim as questões ambientais se fazem presentes e cada vez ganham maior espaço e importância dentro da escola e seus ambientes de formação. Desta forma, a problemática deste trabalho foi definida acerca da relevância da disciplina de Educação Ambiental na formação do professor nos cursos de Geografia e Pedagogia. Também contamos com outros elementos, que foram definidos com base em um levantamento bibliográfico conceitual e suas finalidades da Educação Ambiental e como se tem trabalhado na formação do professor tal temática
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de
dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em:
BRASÍLIA. Conselho Nacional de Educação; Conselho Pleno. Resolução cne/cp nº1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: Diário Oficial da União, 2006. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2013.
BRASÍLIA. Ministério do Meio Ambiente; Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA. 3.ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. 102p. Disponível em:
CUNHA, Ana Maria de Oliveira; TAVARES JÚNIOR, Melchior José. A educação Ambiental na formação inicial. In: CUNHA, Ana Maria de Oliveira et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 43-66.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004. 551p.
DUVOISIN, Ivane Almeida. A necessidade de uma visão sistêmica para a educação ambiental: conflitos entre o velho e o novo paradigmas. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.91-103.
EVARISTO, Jéssica Andrade. Um estudo sobre a educação ambiental proposta no pcn. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010. 45p. Disponível em:
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais de educação. Porto Alegre: Artmed, 2000. 294p.
GIESTA, Nágila Caporlíngua. Histórias em quadrinhos: recursos da educação ambiental formal e informal. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.157-167
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. A relação teoria-prática na formação de professores em educação ambiental. In: CUNHA, Ana Maria de Oliveira et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p.106-123.
MARCATTO, Celso. Educação ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002. 64p.
NOVICKI, Victor de Araújo. Educação ambiental: desafios à formação/trabalho docente. In: CUNHA, Ana Maria de Oliveira et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 21-42.
PENTEADO, Heloísa Dupas. Meio ambiente e formação de professores. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2007. 120p. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 38)
RUSCHEINSKY, Aloísio. As rimas da ecopedagogia: uma perspectiva ambientalista. In: ______. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.61-71.
RUSCHEINSKY, Aloísio; COSTA, Adriane Lobo. A educação ambiental a partir de Paulo Freire. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.73-89.
TRISTÃO, Martha. As dimensões e os desafios da educação ambiental na sociedade do conhecimento. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.169-183.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.