Concepção e formação de professores:

um ensaio sobre a educação ambiental e suas diversas práticas no ensino superior

  • Carlos Bortolo unimontes- professor
  • Andrea Jakubaszko UNIMONTES
Palavras-chave: Formação, Professores, Educação Ambiental, Ensino superior.

Resumo

Diante dos diversos problemas ambientais provocados por atividades humanas, tem se tornado fundamental e necessário que as questões relacionadas ao meio ambiente tenham maior relevância e abordagem dentro do meio da Educação formal, mais ainda, também no processo de formação no ensino superior. Outro ponto que também instigou a pesquisa acerca do tema deste estudo foram os novos desafios que os professores enfrentam e tem contato dentro de seu campo de trabalho, a escola; e estão necessitando sentir-se preparados para atuar de acordo com eles, e assim as questões ambientais se fazem presentes e cada vez ganham maior espaço e importância dentro da escola e seus ambientes de formação. Desta forma, a problemática deste trabalho foi definida acerca da relevância da disciplina de Educação Ambiental na formação do professor nos cursos de Geografia e Pedagogia. Também contamos com outros elementos, que foram definidos com base em um levantamento bibliográfico conceitual e suas finalidades da Educação Ambiental e como se tem trabalhado na formação do professor tal temática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Bortolo, unimontes- professor
Licenciado e Bacharel em Geografia pela Faculdade de ciências e tecnologia - FCT Unesp de Presidente Prudente -SP, Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Pró Reitor adjunto de Pós graduação da Universidade Estadual de Montes Claros, professor do departamento de geociências e professor permanente do Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
Andrea Jakubaszko, UNIMONTES

Cientista social pela PUC SP e Mestre em ciencias sociais (antropologia) pela PUC/SP, professora do Dep de Ciencias Sociais da Unimontes. Atualmente é Pró Reitora adjunta de Ensino da Universidade Estadual de Montes Claros.

Referências

BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em:. Acesso em: 10 mar. 2013.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de
dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em:. Acesso em: 13 mar. 2013.

BRASÍLIA. Conselho Nacional de Educação; Conselho Pleno. Resolução cne/cp nº1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: Diário Oficial da União, 2006. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2013.

BRASÍLIA. Ministério do Meio Ambiente; Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA. 3.ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. 102p. Disponível em:. Acesso em: 10 mar. 2013.

CUNHA, Ana Maria de Oliveira; TAVARES JÚNIOR, Melchior José. A educação Ambiental na formação inicial. In: CUNHA, Ana Maria de Oliveira et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 43-66.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004. 551p.

DUVOISIN, Ivane Almeida. A necessidade de uma visão sistêmica para a educação ambiental: conflitos entre o velho e o novo paradigmas. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.91-103.

EVARISTO, Jéssica Andrade. Um estudo sobre a educação ambiental proposta no pcn. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010. 45p. Disponível em:. Acesso em: 15 mai. 2013.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais de educação. Porto Alegre: Artmed, 2000. 294p.

GIESTA, Nágila Caporlíngua. Histórias em quadrinhos: recursos da educação ambiental formal e informal. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.157-167

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. A relação teoria-prática na formação de professores em educação ambiental. In: CUNHA, Ana Maria de Oliveira et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p.106-123.

MARCATTO, Celso. Educação ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002. 64p.

NOVICKI, Victor de Araújo. Educação ambiental: desafios à formação/trabalho docente. In: CUNHA, Ana Maria de Oliveira et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 21-42.

PENTEADO, Heloísa Dupas. Meio ambiente e formação de professores. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2007. 120p. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 38)

RUSCHEINSKY, Aloísio. As rimas da ecopedagogia: uma perspectiva ambientalista. In: ______. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.61-71.

RUSCHEINSKY, Aloísio; COSTA, Adriane Lobo. A educação ambiental a partir de Paulo Freire. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.73-89.

TRISTÃO, Martha. As dimensões e os desafios da educação ambiental na sociedade do conhecimento. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.169-183.
Publicado
2020-02-28
Como Citar
Bortolo, C., & Jakubaszko, A. (2020). Concepção e formação de professores:. Revista Espaço Acadêmico, 19(220), 21-33. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/50553
Seção
Dossiê - O Ensino de Geografia e os conflitos socioambientais no Brasil