O trabalho e a vida escolar de jovens estudantes do ensino médio
Resumo
No Brasil, muitos jovens ainda em idade escolar, deparam-se com a necessidade de enfrentar rotinas de trabalhos exaustivas para conseguirem recursos que ajudam na manutenção das despesas familiares e pessoais, paralelamente, frequentando a escola. O texto abaixo, tem como objetivo identificar os problemas enfrentados por jovens estudantes do ensino médio, ao tentarem conciliar rotina escolar com trabalho remunerado. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de entrevista semiestruturada a 12 alunos de ensino médio, de uma escola da zona rural piauiense. Os resultados indicam que, a rotina de trabalho influencia negativamente no rendimento escolar, sendo identificados como principais consequências: faltas às aulas, não realização das atividades escolares, sonolência durante as aulas, reprovação evasão.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Talita Costa de Oliveira; OLIVEIRA, Talita Costa de Oliveira. As causas da evasão escolar de crianças e adolescentes da educação básica e sua relação com a violação de direitos humanos. Ponta Grossa: EDUCERE, 2017.
BOCK, S. D. Orientação profissional: abordagem sócio-histórica. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
BRASIL. Governo. Constituição da República Federativa do Brasil. 5 de outubro de 1988.
BRASIL. Governo. Estatuto da criança e do adolescente. Lei federal n. 8.069 de 13 julho 1990.
BRASIL. Lei n. 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.
FERNANDES, R. F. Causas da evasão escolar da educação básica na percepção de alunos da educação de jovens e adultos. Distrito Federal: Universidade de Brasília, 2013.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores. In: COSTA, Hélio da; CONCEIÇÃO, Martinho da (Org.). Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: CUT, 2005.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 8ª edição. Rio de Janeiro-RJ: Civilização Brasileira, 1991.
MURATA, M. P. F. e MURATA, A. T. Educação em Direitos Humanos: Públicos da
Desigualdade Social. Universidade Federal do Paraná: Curitiba, 2014.
NEVES, Diana Rebello et al. Sentido e significado do trabalho: uma análise dos artigos publicados em periódicos associados à Scientific Periodicals Electronic Library. Cad. EBAPE.BR [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.318-330.
SAVIANI, Demerval. O Trabalho como princípio educativo frente às novas
tecnologias. In: FERRETI, Celso João (Org.) et al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.
SILVA, Rodrigo Oliveira. Uma discussão sobre o mal no Cândido de Voltaire. Revista Pandora Brasil, Edição 92, Março de 2018.
SOUZA, L. A. Trabalho infantojuvenil em regime de economia familiar nas lavouras
de fumo. In: COTANDA, F. C.; HORN, C. H.; SOUZA, L. A. de. (Orgs.). Relações de Trabalho no Mundo Contemporâneo: Ensaios Multidisciplinares Porto Alegre: UFRGS, 2011.
VENTURI, Gustavo e Torini, Danilo. Transições do mercado de trabalho de mulheres e homens jovens no Brasil. Organização Internacional do Trabalho. - Genebra: OIT, 2014.
VOLTAIRE, François-Marie Arouet. Cândido, ou o otimismo. São Paulo: Martin Claret, 2002.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.