Reflexões para implantação de alimentação orgânica nas escolas estaduais da Mesorregião Centro Ocidental do Estado do Paraná
Resumo
A alimentação orgânica além de proporcionar a segurança alimentar e nutricional com a utilização de alimentos saudáveis e de qualidade para nossos educandos, possibilita o desenvolvimento econômico regional sustentável. O presente trabalho avaliou a inserção de alimentos orgânicos na alimentação escolar, nos municípios integrantes da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense, inicialmente por meio de dados secundários obtidos junto a órgão oficiais do Estado sobre a produção e consumo de alimentos orgânicos e posteriormente foram coletados dados primários junto aos técnicos dos escritórios municipais da Emater/Pr. O Estado do Paraná possui 10 Mesorregiões Geográficas, mas constatou-se que apenas as escolas estaduais pertencentes a Mesorregião Centro Ocidental do Estado não consumia alimentos orgânicos na merenda escolar. O estudo evidenciou a necessidade da atuação intersetorial para desenvolver a produção orgânica nesta região, assim como estimular o consumo destes alimentos no ambiente escolar, bem como, evidente restou comprovado que no Estado do Paraná o mercado de orgânicos é um campo de ação que não possui uma estrutura hegemônica e nem homogênea e que a inclusão da alimentação escolar orgânica se configura como uma oportunidade para produção, comercialização e consumo de alimentos orgânicos, favorecendo a agricultura familiar, desenvolvimento econômico sustentável e alimentação saudável dos estudantes.
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