Diversidade, conflito e interação no contexto da escola do campo:

experiências no ensino escolar de Geografia

  • Carina Copatti Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Ensino de geografia. Escola do campo. Diversidade.

Resumo

O presente artigo, de caráter teórico-bibliográfico e reflexivo, parte de experiências vivenciadas como docente em uma escola do campo em que convivem estudantes do campo e de contexto indígena, oriundos de aldeamento Kaingang, cujo contato e convívio diário reverberam em situações distintas que contribuem para que seja pensado o lugar, a diversidade, os conflitos e as possíveis interações entre os sujeitos possibilitando, também, repensar o olhar sobre o outro, sua cultura e suas características. A problemática abordada se refere a uma questão exposta por uma estudante com relação aos limites extraescolares de interação entre as etnias. Qual tem sido, diante disso, o papel do ensino de geografia em escolas em contextos de diversidade? Diante destas questões e do objetivo proposto, o texto é estruturado em três momentos: a) etnia indígena Kaingang e a população campesina: singularidades; b) a escola no contexto dos conflitos e aproximações entre grupos; c) o ensino da geografia para/na diversidade.

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Biografia do Autor

Carina Copatti, Universidade de Passo Fundo

Pós-doutoranda bolsista PNPD-Capes pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFFS-Campus Chapecó-SC, linha de pesquisa Políticas Educacionais. Doutora em Educação nas Ciências - UNIJUI. Graduada em Geografia e Mestra em Educação - UPF. Graduada em Pedagogia- UNINTER e Especialista em Metodologias do Ensino de Geografia (Centro Universitário Leonardo Da Vinci).

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Publicado
2020-02-28
Como Citar
Copatti, C. (2020). Diversidade, conflito e interação no contexto da escola do campo:. Revista Espaço Acadêmico, 19(220), 09-20. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/51121
Seção
Dossiê - O Ensino de Geografia e os conflitos socioambientais no Brasil