Trilhar uma “cidade amazônica":
práticas educativas e investigativas para o estudo da paisagem de Macapá (AP)
Resumo
Trilhar, pode ser um “caminho” para uma educação dos espaços e das paisagens de uma cidade, proporcionando meios para a apreensão de valores ambientais, sociais e culturais, pela combinação de fatores recreativos e educativos. Interpretar uma trilha por entre paisagens pode se configurar em uma forma ativa de experienciar e conhecer os espaços próximos, através da tomada de consciência, sensibilidade e do desenvolvimento de atitudes e condutas de respeito e afetividade. Não mais, o ato de trilhar espaços, tem se configurado em um potente caminho para a consolidação e para o despertar de um olhar geográfico imaginativo e criativo. O texto em tela relata práticas educativas que tiveram como foco o estudo da cidade de Macapá a partir de percursos e trajetos investigativos, contemplativos e educativos por caminhos ou trilhas urbanas, num contexto da Geografia Humanística e Cultural. As experiências educativas foram efetivadas a partir do Projeto Pesquisa “Trilhas Urbanas: uma proposta metodológica de experienciar, de ver e ser-no-mundo” realizado entre os anos de 2014 e 2017, por pesquisadores ligados ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia na UNIFAP.
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