Trilhar uma “cidade amazônica":

práticas educativas e investigativas para o estudo da paisagem de Macapá (AP)

  • Pablo Fernandez UFRN
  • Eliane Cabral da Silva UNIFAP
Palavras-chave: Trilhas interpretavas. Metodologia. Ensino. Cidades. Geografia

Resumo

Trilhar, pode ser um “caminho” para uma educação dos espaços e das paisagens de uma cidade, proporcionando meios para a apreensão de valores ambientais, sociais e culturais, pela combinação de fatores recreativos e educativos. Interpretar uma trilha por entre paisagens pode se configurar em uma forma ativa de experienciar e conhecer os espaços próximos, através da tomada de consciência, sensibilidade e do desenvolvimento de atitudes e condutas de respeito e afetividade. Não mais, o ato de trilhar espaços, tem se configurado em um potente caminho para a consolidação e para o despertar de um olhar geográfico imaginativo e criativo. O texto em tela relata práticas  educativas que tiveram como foco o estudo da cidade de Macapá a partir de percursos e trajetos investigativos, contemplativos e educativos por caminhos ou  trilhas urbanas, num contexto da Geografia Humanística e Cultural. As experiências  educativas foram efetivadas a partir do Projeto Pesquisa “Trilhas Urbanas: uma proposta metodológica de experienciar, de ver e ser-no-mundo” realizado entre os anos de 2014 e 2017, por pesquisadores ligados ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia na UNIFAP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Fernandez, UFRN

Professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC/CE) e do Programa de Pós-graduação em Geografia - Mestrado Profissional (GEOPROF/CERES) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Eliane Cabral da Silva, UNIFAP

Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Referências

BECKER, Howards. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: HUCITEC: 1997.
BESSE, Jean-Marc. Seis Ensaios Sobre a Paisagem e a Geografia. São Paulo: Perspectiva, 2006.
BUTTIMER, Anne. Apreendendo o dinamismo do mundo vivido. In: Perspectivas da Geografia. Christofoletti, Antônio (org.). São Paulo: DIFEL, 1982.
DARDEL, Eric. O homem e a Terra. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FERNANDEZ, Pablo S. Moreira. Narrativas Urbanas de um Caminhante. Dissertação (Mestrado em Educação). FE/UNICAMP: Campinas, SP, 2008.
FERNANDEZ, Pablo S. Moreira. Conexão entre lugares: rede de imagens e lugares migrantes entre Goiânia-Goiás-Brasil e São Francisco- Califórnia-EUA. Tese (Doutorado em Geografia). IESA/UFG: Goiânia, GO, 2013.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e Modernidade. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
LAROSSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas, Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LIMA, Solange Teixeira de. Trilhas interpretativas e vivências na natureza: reconhecendo e reencontrando nossos elos com a paisagem. In: www.ambiente.sp.gov/ea/adm/admarqs/Solange Guies01.pdf , Acesso em 22/10/2008.
------. Trilhas Interpretativas: a aventura de conhecer a paisagem. Cadernos Paisagem. Paisagens, Rio Claro: Unesp, 1998, p.39-43.
LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. Martin Fontes: São Paulo, 1999.
OLIVEIRA JR., Wenceslao M. de. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias menores. In: Pro-posições. Dossiê: A educação pelas imagens e suas geografias (Organização: Oliveira Junior, W. M. Universidade Estadual de Campinas. FE – Campinas – SP, v.20, n.3, 9600, set./dez. 2009.
SANTOS, Rosiane C. ; FERNANDEZ, Pablo S. M. A Memória da Paisagem Urbana do Centro de Macapá-AP: A cidade contada por seus moradores. In: Jodival Mauricio da Costa. (Org.). Estudos Urbanos e Regionais no Trópico Úmido: Pensando a cidade amazônica na contemporaneidade. 1ed. Rio de Janeiro/Macapá: Autografia/UNIFAP, 2016, v. 1, p. 1-212.
SANTOS, Rosiane C. ; FERNANDEZ, Pablo S. M. Um estudo das paisagens urbanas de Macapá - AP a partir de cartografias pessoais In: Ciências Humanas (2012-2016) / Org. Alaan Ubaiara Brito et all. Macapá: Ed.UNIFAP, 2017.
SAUER, Carl. O. A Educação de um Geógrafo. GEOgraphia. Niterói: UFF. Ano. II– No 4. 2000.
TUAN, Yi-fu. Topofilia: um estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. São Paulo. Difel, 1980.
TUAN, Yi-fu. Espaço e Lugar: a Perspectiva da Experiência. Londrina- PR: Eduel, 2013.
Publicado
2020-02-28
Como Citar
Fernandez, P., & Cabral da Silva, E. (2020). Trilhar uma “cidade amazônica":. Revista Espaço Acadêmico, 19(220), 34-46. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/51131
Seção
Dossiê - O Ensino de Geografia e os conflitos socioambientais no Brasil