A autoeficácia no processo de aprendizagem
Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre as crenças de autoeficácia no processo de aprendizagem, com ênfase em ciências exatas. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Bandura (1994), Azzi e Polydoro (2006), Pajares e Olaz (2008), Torisu (2010), Garzella (2013) e Bzuneck (2001). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico e revisão de literatura. As conclusões mais relevantes são que a autoeficácia influencia diretamente no desempenho do indivíduo em qualquer atividade, ajuda o mesmo a desenvolver habilidades para que possa lograr êxito. Os alunos das disciplinas relacionadas às ciências exatas apresentam níveis de autoeficácias variáveis. De fato, possuir uma autoeficácia elevada ajuda para que os discentes não desistam facilmente da disciplina ou de seus objetivos, fazendo com que os mesmos busquem ações, se autorregulando, para conseguir atingir êxito no que se propõe.
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Referências
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