A autoeficácia no processo de aprendizagem

  • Adalberto Menezes IFMG Arcos
Palavras-chave: Teoria Social Cognitiva. Autoeficácia. Aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre as crenças de autoeficácia no processo de aprendizagem, com ênfase em ciências exatas. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Bandura (1994), Azzi e Polydoro (2006), Pajares e Olaz (2008), Torisu (2010), Garzella (2013) e Bzuneck (2001). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico e revisão de literatura. As conclusões mais relevantes são que a autoeficácia influencia diretamente no desempenho do indivíduo em qualquer atividade, ajuda o mesmo a desenvolver habilidades para que possa lograr êxito. Os alunos das disciplinas relacionadas às ciências exatas apresentam níveis de autoeficácias variáveis. De fato, possuir uma autoeficácia elevada ajuda para que os discentes não desistam facilmente da disciplina ou de seus objetivos, fazendo com que os mesmos busquem ações, se autorregulando, para conseguir atingir êxito no que se propõe.

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Biografia do Autor

Adalberto Menezes, IFMG Arcos

Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Minas Gerais campus Bambuí, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo mesmo Instituto Federal. É aluno do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Franca (UNIFRAN). É especialista em Engenharia e Arquitetura de Software pela Universidade Estácio de Sá, especialista em Redes de Computadores e especialista em Educação Matemática Comparada pela Escola Superior Aberta do Brasil e especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei. É aluno do curso de especialização em Docência com Ênfase em educação Básica ou Profissional do Instituto Federal de Minas Gerais campus Arcos. Já atuou como professor de disciplinas relacionadas à informática nos cursos do Pronatec, nas cidades de Bambuí e Medeiros. Tem interesse em: Redes de Computadores, Metodologias de Desenvolvimento de Software (em especial metodologias ágeis), Programação Java, Matemática e Física Computacional. Quer se tornar professor. Atualmente trabalha na Prefeitura Municipal de Medeiros, como Assessor de Governo do prefeito municipal desde janeiro de 2017. Respondeu na mesma prefeitura pela Secretaria de Meio Ambiente de janeiro de 2017 até maio de 2019. É responsável e supervisor de estágios relacionados à área de Tecnologia da Informação e da área de Administração que ocorrem na Prefeitura Municipal de Medeiros. Responde pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Prefeitura de Medeiros desde março de 2018."

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Publicado
2020-09-21
Como Citar
Menezes, A. (2020). A autoeficácia no processo de aprendizagem. Revista Espaço Acadêmico, 20(224), 176-186. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/51324