A formação construtiva e a capacitação para o mercado de trabalho:
dois interesses preponderantes para a inserção das habilidades e competências nas matrizes curriculares
Resumo
As escolas brasileiras, seguindo o disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e nos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio (PCNEM), que estabelecem um processo de ensino e aprendizagem diverso, interpretativo e múltiplo; alavancaram os procedimentos curriculares por habilidades e competências na ordem das ações pedagógicas. Logo, torna-se relevante que os professores conheçam esses dois pressupostos curriculares, assim, visa-se pontuar se há disseminação desses princípios junto ao professorado. Intenciona-se também dispor essa proposta curricular perante duas perspectivas: uma relacionada a concepção neoliberal (sistema político, econômico e ideológico vigente na época de criação dela e na estrutura atual), quanto à configuração de um mundo tecnológico em sintonia com o sistema produtivo e na qualificação do trabalhador, e a segunda sob a formação construtiva com o ensejo de múltiplas habilidades, complementaridade e integração entre os conteúdos escolares e áreas do conhecimento sob o prisma da vivência e da realidade dos estudantes. Na produção desse estudo, elenca-se a abordagem documental-bibliográfica, permeando uma reflexão teórica de autores, como Cunha (1993), Isambert-Jamati (1997) Vianna (2003) e Almeida (2019), somada a análise dos documentos curriculares brasileiros do Ensino Médio.
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