Desenvolvimento sócio-espacial inclusivo:

uma análise sobre os Territórios de Esperança

Palavras-chave: Desenvolvimento; Educação Profissional; Esperança; Inclusão; Institutos Federais; Território.

Resumo

Este artigo se propõe a fazer a crítica do desenvolvimento a partir de uma concepção pensada dentro das dimensões humana, social e cidadã do desenvolvimento, que seja compatível com o modelo de instituição educacional representado pelos Institutos Federais. Buscando uma fórmula capaz de sintetizar o compromisso da educação profissional e tecnológica com o desenvolvimento a partir das possibilidades dadas pelos campi, empreendeu-se um percurso teórico pelas contribuições da Geografia e da Educação para fazer jus à denominação “Territórios de Esperança” conferida aos Institutos Federais em certo momento de sua história. Resgatando a noção de desenvolvimento ligada ao território, onde viceja a cooperação e solidariedade, chega-se ao desenvolvimento sócio-espacial inclusivo como a expressão do desenvolvimento que se usa dos meios e estratégias inclusivos disponíveis nos Institutos para fazer frente aos desafios do desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Arthur Breno Stürmer, IFAL / UFSM
DOUTORANDO EM GEOGRAFIA. MESTRE EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE; ESPEC. EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA AMBIENTAL DO SUL DO BRASIL; ESPEC. EM GESTÃO EDUCACIONAL; ESPEC. EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO, PROF. GEOGR. NA EDUCAÇÃO BÁS. TÉC. E TECNOLÓGICA.

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Publicado
2020-06-07
Como Citar
Stürmer, A. B. (2020). Desenvolvimento sócio-espacial inclusivo:. Revista Espaço Acadêmico, 20(222), 168-177. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/52538