O movimento docente e a proposta de cotas para negros no ensino superior

  • Walter Lúcio de Alencar Praxedes UEM
Palavras-chave: Movimento docente, Universidade, Negros, Questão racial, Cotas, Educação

Resumo

Ao propor o estudo das relações sociais entre as classes, relações essas que são responsáveis pelo movimento estrutural de mudança social nas sociedades capitalistas, Marx evidencia em sua obra que entre as determinações da constituição das classes estão os relacionamentos intraclasse, ou seja, que ocorrem entre os próprios trabalhadores ou entre os próprios capitalistas, e que podem ou não levar à emergência da consciência de classe “para si”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes / Vol 1 e 2. São Paulo, Ática, 1978.
GUIMARÃES, Antônio S. Alfredo. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo, Editora 34, 1999.
LEFEBVRE, H. “Estrutura social: a reprodução das relações sociais”. In: FORACCHI, M.M. e MARTINS, J.S. - (Orgs.) - Sociologia e Sociedade. São Paulo, Livros Técnicos e Científicos, 1975, pp. 219-252.
MARX, K. e ENGELS, F. Obras escolhidas. Tomo III. Lisboa, Edições “Avante!, Moscou, Edições Progresso, 1983.
MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo, Ática, 1988.
MUNANGA, Kabengele. “O preconceito racial no sistema educativa brasileiro e seu impacto no processo de aprendizagem do “alunado” negro”. In: AZEVEDO, José Clóvis de / GENTILI, Pablo / KRUG, Andréa / SIMON, Cátia. Utopia e democracia na educação cidadã. Porto Alegre, Ed. Universidade/UFRGS/Secretaria Municipal de Educação, 2000.
OLIVEIRA, Francisco. O elo perdido – Classe e identidade de classe. São Paulo Brasiliense, 1987.
PRAXEDES, Rosângela R. e PRAXEDES, Walter. “Ações afirmativas e cotas do ângulo do marxismo”. Revista Universidade e Sociedade, Ano XII, n. 29, março de 2003. O movimento docente e a proposta de cotas para negros no ensino superior.
Publicado
2020-03-09
Como Citar
Praxedes, W. L. de A. (2020). O movimento docente e a proposta de cotas para negros no ensino superior. Revista Espaço Acadêmico, 3(25). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/52583