O desenvolvimento econômico como direito fundamental

Palavras-chave: Desenvolvimento Econômico; Direitos Humanos; Direitos Sociais.

Resumo

O presente artigo tem como problema de investigação a possibilidade da obrigação de um Estado em buscar o desenvolvimento econômico que estaria elencado como Direito Fundamental (3ª Dimensão de Direitos). O tema insere-se num contexto de necessidades sociais como saúde, educação, política, trabalho, meio ambiente, que buscam como objetivo maior o desenvolvimento econômico. Nesse sentido, oportuna a reflexão sobre as necessidades e garantias básicas do povo, de outros interesses das instituições e do Estado na busca do crescimento econômico e as dificuldades de compatibilização desses interesses. O presente estudo utilizou-se de pesquisa qualitativa, com a análise e interpretação de fenômenos para a consequente formulação de suas respectivas definições e soluções. Para tanto, foi utilizado o método científico de abordagem dialético, já que esta pesquisa compreende que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, político e econômico, ainda mais quando parte de um modelo de crescimento econômico voltada para o interesse da sociedade, in casu, de Direito ao Desenvolvimento Econômico. Portanto, o desenvolvimento econômico não atravessa só a esfera da economia dos países e sim devem ser observadas toda estrutura da sociedade e o atendimento das necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Costa do Amaral Motta, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Advogada e Professora Assistente da UPE. Professora de Pós-Graduação. Doutoranda em Direito Civil pela Universidade Pública de Buenos Aires. Pós-Graduada em Direito Tributário

Giorge André Lando, Universidade de Pernambuco - UPE

Pós-Doutor em Direito pela Università degli Studi di Messina / Itália. Doutor em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP). Professor Adjunto do curso de Direito da Universidade de Pernambuco (UPE). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco - (UPFE). Professor- Pesquisador Visitante Sênior da Fiocruz / Piauí.

Referências

ALCALÁ, H. N. Teoría y dogmática de los derechos fundamentales. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2003.

BAUMAN, Z. Capitalismo Parasitário. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2010.

CANÇADO TRINDADE, A. A. Direitos humanos e desenvolvimento: evolução e perspectiva do direito ao desenvolvimento como um direito humano. In: Tratado de direito internacional dos direitos humanos. Porto Alegre: Sergio Fabris, 2003. v. 2.

FEITOSA, M. L. A. M. Entre el derecho económico de desarrollo y el derecho humano para desarrollo: desafíos para o Brasil, In. RUPERT, M. B. C; CECATO, M. Á. B. (orgs.). Ciudadania y Desarrollo. Albacete: Bomarzo, 2013.

FURTADO, C. Em busca do novo modelo: reflexões sobre a crise contemporânea. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

__________. Um projeto para o Brasil. Rio de Janeiro: Saga, 1968

HOLMES, S.; SUNSTEIN, C. R. The Cost of Rights. New York: W. W. Norron & Company, 1999.

LIMA JR, A. S. O dinamismo do sujeito na Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. In: LIMA JR, A. S. (Org.). Educação e Contemporaneidade: contextos e singularidades. Salvador: EDUFBA, 2012.

MOREIRA, V. Auto-regulação profissional e administração pública. Coimbra: Almedina, 1997.

NUNES, A. J. A. Neoliberalismo e direitos humanos. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

PIOVESAN, F. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

ROSAS, A. The Right to Development. In: EIDE, A; KRAUSE, C; ROSAS, A. Economic, Social and Cultural Rights. Martinus Nijhoff Publishers: Dordrecht, Boston e Londres, 1995.

SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia de Letras, 2000.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico. Uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural Ltda, 1997.
Publicado
2020-03-28
Como Citar
Amaral Motta, A. C. do, & André Lando, G. (2020). O desenvolvimento econômico como direito fundamental. Revista Espaço Acadêmico, 19(221), 16-26. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/52614
Seção
Dossiê: Crítica ao desenvolvimento: solidariedade e inclusão social