Concepções pedagógicas e modelos históricos de extensão rural:

uma análise da ATER paranaense

  • José Carlos do Amaral Junior Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Educação, Políticas agrárias, Educação não formal

Resumo

O artigo analisa, à luz dos modelos historicamente distintos que assumiu, as concepções pedagógicas adotadas pela extensão rural pública oficial paranaense. Por meio de uma análise bibliográfica-documental de caráter exploratório, pretendeu levantar os principais elementos que auxiliam a caracterizar a trajetória histórica das discussões pedagógicas no âmbito dessa política de Estado. Assim, foi possível perceber que, alinhada estrategicamente aos pressupostos ideológicos de cada um dos seus modelos históricos, a extensão rural incorporou distintas concepções pedagógicas que dessem conta de efetivar seus projetos educativos. Foi possível identificar ainda que, segundo a importância dos modelos humanista assitencialista e difusionista produtivista na formação ideológica do processo de intervenção, a agência parananense ainda demonstra fortes heranças das concepções pedagógicas tradicionais e tecnicistas a que remetem essas conformações, apresentando uma distância entre seu discurso de renovação pedagógica e a prática extensionista.

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Biografia do Autor

José Carlos do Amaral Junior, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB). Mestre em Economia Doméstica (UFV). Bacharel em Economia Doméstica e Serviço Social. Licenciado em História. Extensionista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR-EMATER.

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Publicado
2020-09-21
Como Citar
Amaral Junior, J. C. do. (2020). Concepções pedagógicas e modelos históricos de extensão rural:. Revista Espaço Acadêmico, 20(224), 187-198. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/52847
Seção
educação & prática de ensino