Como os discursos das mulheres negras militantes são reverberados na atualidade:
uma análise discursiva
Resumo
O presente trabalho promove uma análise discursiva da posição-sujeito de três mulheres negras atuantes, para mostrar os efeitos de sentidos que são produzidos a partir desta posição-sujeito em suas condições de produção do discurso, bem como, as formações imaginárias e a presença de outros discursos no discurso militantes dessas líderes. Assim, à luz da perspectiva teórica e dos procedimentos analíticos da Análise do Discurso de linha francesa, este trabalho mobiliza o conceito de posição-sujeito e de outros conceitos desta teoria, defendidos principalmente por Pêcheux, na Europa, por Orlandi, no Brasil e demais autores, para analisar um corpus constituído por trechos retirados de depoimentos veiculados no ambiente virtual.
Downloads
Referências
Discriminação Racial Relatives ao Gênero Revista Estudos Feministas. Ano 10, 1º semestre 2002. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/ref/v10n1/11636.pdf . Acesso em: 12 de dezembro de 2017.
INDURSKY, Freda. A noção de sujeito em AD: do desdobramento à fragmentação. Porto Alegre: ANPOLL, 2000.
ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: princípios & procedimentos. São Paulo: Pontes, 2005.
______. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
______. Análise de Discurso. In: LAGAZZI-RODRIGUES, S.; ORLANDI, E. Discurso e Textualidade. 2. ed. Campinas- SP: Pontes, 2010
______. Palavra, fé, poder. Campinas: Pontes, 1987.
______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: UNICAMP, 2007.
PÊCHEUX, Michel. (1969). In: GADET & Hack. Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990.
______. Papel da memória. In: ACHARD, P. et AL. (Org.). Papel da memória. Tradução e introdução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999, p. 49-7.
______. FUCHS, C. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas (1975). In: GADET, F.; HACK, T. (Orgs). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Unicamp, 1993.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.