Práticas educativas antirracistas no currículo de sociologia do ensino médio:

o que temos trabalhado?

  • Luane Bento dos Santos PPGCIS-PUCRJ
Palavras-chave: Educação Antirracista, Lei 10.639/2003, Ensino de Ciências Sociais, Curso Normal, Relato de Experiência

Resumo

Neste trabalho, temos por objetivos apresentar um relato de experiência de nossas atividades pedagógicas enquanto docentes de Sociologia da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro. Descrevemos algumas das atividades que temos realizado ao longo de sete anos de magistério e como estas atividades visam aplicar a legislação federal de história e cultura africana e afro-brasileira de n. 10.639/23 no currículo da sociologia. Sabemos que após dezesseis anos da publicação da legislação federal ainda prevalece no contexto escolar e na sociedade brasileira uma resistência para sua devida implementação. Neste sentido, demonstramos como estas resistências que são os desafios presentes no contexto escolar também estão presentes no campo de atuação da Sociologia. Por isso, temos somado esforços para criar atividades, reflexões que priorizem o protagonismo, participação política e existencial negra na sociedade brasileira. Acreditamos que seja necessário um olhar mais atento para os currículos obrigatórios de Sociologia na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Luane Bento dos Santos, PPGCIS-PUCRJ

Doutoranda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica/PUC-Rio. Mestra em Relações Etnicorracias pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/ CEFET- RJ. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense /UFF. Atuou como professora regente da disciplina Etnociência e Educação no curso de Formação de Professores para História e Cultura Africana e Afro-brasileira da ONG CEAP (2014) e como professora substituta da disciplina Relações Étnico-raciais na escola na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (2018-2019). É professora de Sociologia da Educação Básica no Ensino médio regular, Formação de professores e na Educação de Jovens e Adultos/EJA desde o ano de 2013. No ensino médio tem desenvolvido atividades que tem como objetivo aplicar a legislação federal de n. 11.645/2008 de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena no currículo de sociologia. Possui experiência em Antropologia Social, Ensino de Ciências Sociais, Etnomatemática, Educação e Relações Étnico-raciais, Gênero e Saberes Populares e Científicos. Tem interesse nos seguintes
temas: Formação docente para as Relações Étnico-raciais, Práticas Pedagógicas dos Movimentos Sociais nos espaços Educativos (formais e informais), Corporeidade Negra Feminina, Trajetória de Intelectuais Negros e Indígenas na Educação, Liberdade Religiosa e Direito à Educação e Ciência e Tecnologia Africana e Afrodiaspórica.

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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Santos, L. B. dos. (2021). Práticas educativas antirracistas no currículo de sociologia do ensino médio:. Revista Espaço Acadêmico, 20(226), 163-174. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/52929