Práticas educativas antirracistas no currículo de sociologia do ensino médio:
o que temos trabalhado?
Resumo
Neste trabalho, temos por objetivos apresentar um relato de experiência de nossas atividades pedagógicas enquanto docentes de Sociologia da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro. Descrevemos algumas das atividades que temos realizado ao longo de sete anos de magistério e como estas atividades visam aplicar a legislação federal de história e cultura africana e afro-brasileira de n. 10.639/23 no currículo da sociologia. Sabemos que após dezesseis anos da publicação da legislação federal ainda prevalece no contexto escolar e na sociedade brasileira uma resistência para sua devida implementação. Neste sentido, demonstramos como estas resistências que são os desafios presentes no contexto escolar também estão presentes no campo de atuação da Sociologia. Por isso, temos somado esforços para criar atividades, reflexões que priorizem o protagonismo, participação política e existencial negra na sociedade brasileira. Acreditamos que seja necessário um olhar mais atento para os currículos obrigatórios de Sociologia na Educação Básica.
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